PUBLICIDADE

Polícia

Aécio diz que 'o Brasil aprendeu a respeitar' Barbosa

29 mai 2014 - 20h00
(atualizado às 20h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, lamentou, nesta quinta-feira, o anúncio de aposentadoria do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. "É um homem que o Brasil aprendeu a respeitar. Pode-se gostar ou não dele, mas é um homem íntegro e honrado", disse o tucano.

<p>O pr&eacute;-candidato tucano, A&eacute;cio Neves, e o presidente da CNBB, dom&nbsp;Raymundo Damasceno</p>
O pré-candidato tucano, Aécio Neves, e o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno
Foto: Divulgação

Aécio falou sobre o ministro após se reunir, em Aparecida (SP), com o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno. "Certamente é alguém que fez muito bem à Justiça brasileira no período que lá esteve", completou Aécio sobre o ministro do STF. Joaquim Barbosa se notabilizou no Supremo ao ser relator da Ação Penal 470, que ficou conhecida como processo do mensalão e condenou, dentre outros, membros da alta cúpula do PT. 

Perguntado se a visita ao presidente da CNBB ocorreu pela possibilidade de assuntos religiosos se destacarem na corrida presidencial - na eleição de 2010, temas como aborto e o homosexualismo foram introuduzidos no debate sob uma ótica de extremismo religiososo - o pré-candidato negou. "Não acredito que essas serão as questões centrais. Eu sou católico e vim aqui para cumprimentar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil".

Dom Raymundo Damasceno afirmou que a Igreja Católica tem interesse em debater o tema da reforma política com todos os pré-candidatos a presidente e que esse foi o tema principal do encontro. “A CNBB espera que os candidatos se comprometam com a reforma política. Esperamos que ela seja discutida e levada adiante no Congresso Nacional." disse o prsidente da CNBB.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade