Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa mostra que 75% dos brasileiros apoiam os protestos

A pesquisa publicada pela revista Época também revelou que 71% dos brasileiros se dizem satisfeitos com sua vida atual e 43% têm expectativas positivas sobre o futuro do país

22 jun 2013 - 21h31
(atualizado às 22h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<b>20 de junho<b> Protesto no Rio de Janeiro termina em confronto entre manifestantes e policiais. A PM jogou bombas de gás lacrimogêneo contra o grupo, que respondeu com pedras
20 de junho Protesto no Rio de Janeiro termina em confronto entre manifestantes e policiais. A PM jogou bombas de gás lacrimogêneo contra o grupo, que respondeu com pedras
Foto: Mauro Pimentel / Terra

As manifestações por melhores serviços públicos que há duas semanas sacodem o país são apoiadas por 75% dos brasileiros, segundo uma pesquisa do Ibope cujos resultados foram divulgados na última edição da revista Época, que começou a circular este sábado. Apesar do elevado apoio, apenas 6% disseram ter ido às manifestações e apenas 35% dos que não foram tiveram a intenção de fazê-lo.

Apenas a metade dos brasileiros que apoia os protestos considera que os mesmos provocarão mudanças, segundo a pesquisa que entrevistou 1.008 pessoas em 79 municípios entre 16 e 20 de junho. Os protestos se multiplicaram apesar de, segundo a pesquisa, 71% dos brasileiros dizer estarem satisfeitos com sua vida atual e 43% terem expectativas positivas sobre o futuro do país.

Entre as pessoas que apoiam os protestos, 69% estão satisfeitas com sua vida e 39% acreditam em um futuro melhor para o país. Em relação ao motivo dos protestos, 77% citaram o transporte público deficiente, 47% a insatisfação com os políticos, 32% a corrupção, 31% deficiências na educação e na saúde, e 18% a inflação.

Interrogados sobre os principais problemas do país, 78% citaram a saúde, 55% a segurança pública, 52% a educação, 26% as drogas, 17% a corrupção e 11% a miséria.

As manifestações prosseguiram este sábado, embora com menos intensidade, apesar da proposta de diálogo que a presidente Dilma Rousseff estendeu na véspera aos manifestantes.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/protesto-tarifa/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/protesto-tarifa/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;

Os protestos começaram na semana passada em São Paulo, exclusivamente contra a alta das tarifas de transporte público, mas ganharam outras reivindicações, como maiores investimentos na saúde e na educação pública, e críticas contra a corrupção e as despesas do Governo para organizar eventos como a Copa do Mundo de 2014.

Nem o pronunciamento da presidente no qual propôs um pacto nacional para melhorar os serviços públicos nem a redução das tarifas de transporte público nas maiores cidades, que era a reivindicação inicial dos manifestantes, convenceram os brasileiros de parar com suas manifestações.

Apesar de perderam intensidade desde quinta-feira, quando cerca de 1,2 milhão de brasileiros saíram às ruas em uma centena de cidades, os protestos prosseguiram hoje em cerca de 20 municípios.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade