Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Visita do Papa altera rotina da Tijuca: 'é surreal saber que vai estar tão perto'

24 jul 2013 - 17h29
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O tradicional bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, viu sua rotina se transformar repentinamente nesta quarta-feira. Ruas foram interditadas, houve um aumento substancial no número de policiais. Tudo isso para a chegada de um convidado ilustre: o papa Francisco.

O Pontífice inaugura simbolicamente no início da noite uma ala destinada ao tratamento de dependentes químicos no Hospital São Francisco na Providência de Deus. Para os moradores da região, a presença do Papa em sua comunidade é simplesmente inacreditável. "É surreal saber que ele vai estar tão perto de casa", conta Cláudia Gomes, que mora a 50 metros do hospital. "Ele está trazendo uma bênção para cá."

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

Dois pontos de ônibus separam Mário dos Santos do local onde o Papa vai estar. Morador da comunidade do Borel, ele coloca o Pontífice em segundo lugar na hierarquia de pessoas importantes: "antes dele, só Deus". "É a primeira vez que vejo uma pessoa tão importante perto de nós. Se ele saiu de tão longe para vir, por que não sair de casa para dar pelo menos um tchau para ele", diz Mário.

Até o momento, um grupo de pessoas se posiciona junto a uma grade que separa a rua do hospital. Capas e guarda-chuvas conseguem proteger os fiéis da leve chuva que cai. Não apenas pessoas da comunidade, mas também peregrinos de vários lugares do Brasil e do mundo.

"Ao vir ao hospital em um bairro mais periférico, ele (o Papa) está se comportando como conhecemos", afirma o argentino Néstor Garciarena. Agendas como esta, junto a comunidades nas periferias da cidade, é marca da trajetória de Jorge Bergoglio, muito antes de se tornar o líder máximo da Igreja Católica.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade