Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Policial se passou por jornalista, diz repórter detido em protesto no RJ

23 jul 2013 - 13h28
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Várias pessoas ficaram feridas durante o protesto
Várias pessoas ficaram feridas durante o protesto
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Um dos repórteres do grupo Mídia Ninja detidos na noite de segunda-feira durante o protesto contra a visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira, em sua página no Facebook, que foi abordado por um policial que se passava por um jornalista. Filipe Peçanha, conhecido como Carioca, denunciou que foi agredido pelos policiais e detido "sem acusação formal".

"Uma mão segura forte meu braço. Um homem alto, de óculos, com uma camisa clara fala: 'Me da uma entrevista? Quero pegar um depoimento seu'. Achando estranho, pergunto: 'Qual seu nome, pra que veículo?'. Ele não responde", relatou o repórter. Segundo Peçanha, o policial à paisana falava ao celular enquanto o abordava por volta das 20h30, e levou-o à força até a presença de um policial fardado.

"Ele pede para que eu abra a mochila. Revista, pede meu documento. Não acha nada de suspeito ou ilegal. Ainda assim, me avisa que serei encaminhado para a delegacia. 'Averiguação', diz ele." O repórter teve o celular confiscado e levado a uma viatura da polícia, que foi cercada por "centenas de pessoas", de acordo com o relato de Peçanha.

Acusado de jogar coquetel molotov contra PMs é detido; veja:

Na delegacia, três advogados destacados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para acompanhar o protesto se apresentaram para defender o caso. A detenção de Peçanha e de seu colega causou comoção nas redes sociais e motivou um protesto em frente à 9ª DP, para onde os repórteres foram levados. "Ei polícia, solta a Mídia Ninja!", gritavam os manifestantes, segundo Peçanha. Após prestar depoimento, o repórter foi liberado.

Por fim, o jornalista reafirmou seu engajamento na cobertura dos protestos. "A fusão entre a rede e a rua se mostrou mais clara. Eles tentaram derrubar nossa transmissão ao deter um, dois, três ninjas. Mas eles não entenderam que não é uma câmera, um repórter... é uma rede. Podem até derrubar um. E assim surgem outros 1.000", disse Peçanha.

O Terra entrou em contato com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, que até as 13h40 não havia se posicionado oficialmente sobre as acusações do repórter.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade