PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Morales deve chegar hoje ao RJ para última celebração do Papa na JMJ

27 jul 2013 - 17h14
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve chegar neste sábado ao Rio de Janeiro para participar amanhã da Missa do Envio, a última celebração do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), às 10h, em Copacabana. Também são esperados para a missa os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), Desi Bouterse (Suriname) e Rafael Correa (Equador), além dos vice-presidentes Danilo Astori (Uruguai) e Juan Carlos Varela Rodríguez (Panamá). A presidente Dilma Rousseff e ministros de Estado também participam da celebração.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-613-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Morales estava em Havana, Cuba, onde participou das comemorações do aniversário da Revolução Cubana, que ocorreu em 1959. Antes de viajar para o Brasil, o presidente boliviano irá a Cochabamba para participar de uma cerimônia, na cidade de Punata e de uma reunião de organizações culturais.

Bolívia e Brasil têm pelo menos dois assuntos delicados em pendência. Um deles é sobre a chegada dos cinco torcedores do Corinthians que continuam presos em San Pedro, em Oruro, apesar de existir um parecer da Justiça da Bolívia favorável à soltura. Os torcedores foram acusados de envolvimento na morte do adolescente boliviano Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos, em fevereiro.

O Ministério das Relações Exteriores reafirmou que a Embaixada do Brasil na Bolívia continua trabalhando para que os brasileiros sejam libertados o mais rápido possível. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, isso pode acontecer a qualquer momento. Os cinco torcedores fazem parte de um grupo de 12 corintianos acusados pela morte do estudante.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

A liberação foi parte de um acordo entre Justiça boliviana e os advogados do Corinthians. Pelo acordo, a família de Espada receberá uma doação de US$ 50 mil. Paralelamente, há ainda um segundo tema envolvendo Brasil e Bolívia: há 14 meses o senador boliviano Roger Pinto Molina está abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz à espera de autorização para deixar o país.

O parlamentar, que é de oposição, pediu asilo político ao Brasil, que concedeu. Mas para ele deixar a embaixada brasileira precisa de autorização das autoridades bolivianas.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade