PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Dilma ficou satisfeita com visita do Papa ao Brasil, diz ministro

Para Gilberto Carvalho, Francisco deu "enorme lição de simplicidade" à classe política

28 jul 2013 - 18h42
(atualizado em 30/7/2013 às 08h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente Dilma Rousseff assiste à cerimônia ao lado dos governantes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales, e do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota</p>
Presidente Dilma Rousseff assiste à cerimônia ao lado dos governantes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales, e do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota
Foto: Beth Santos / PCRJ / Divulgação

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse neste domingo que a presidente Dilma Rousseff ficou muito satisfeita com o fato de tudo ter dado certo na visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, principalmente o esquema de segurança. "Ela tinha muito receio com a questão da segurança. Nós passamos um estresse muito grande antes com este estilo do Papa de se expor mais - e a gente é responsável pela segurança dele. Então, foi uma sensação muito boa de que tudo deu certo. O povo ajudou muito, além das forças de segurança, que trabalharam muito. A gente tem que fazer uma homenagem a esse pessoal", destacou ministro.

Na tarde de segunda-feira, dia em que o papa Francisco chegou ao Brasil, o carro que o levou da Base Aérea do Galeão foi cercado pelo público na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Por causa do engarrafamento, o carro do Papa ficou parado e foi cercado por centenas de pessoas, que queriam cumprimentá-lo.

Carvalho informou que Dilma teve um encontro com o Papa, após a Missa de Envio, na praia de Copacabana. Numa sala reservada, embaixo do palco montado para a cerimônia, a presidente agradeceu ao Papa pela escolha do Brasil para sede da jornada, pela presença dele no País e pelo tipo de pregação que fez durante o evento, especialmente pelo discurso de sábado, no Theatro Municipal.

Dilma defende combate à fome e à pobreza em discurso ao papa:

"Ela fez uma referência, porque, aí, ele falou mais para os políticos." Na fala citada por Gilberto Carvalho, o Pontífice defendeu o diálogo construtivo, ao se referir às manifestações que ocorrem neste ano no Brasil. Nesse diálogo, ressaltou o Papa, é fundamental a contribuição das grandes tradições religiosas. "A coexistência pacífica entre as diferentes religiões se beneficia da laicidade do Estado, que, sem assumir como própria nenhuma posição confessional, respeita e valoriza a presença da dimensão religiosa na sociedade, favorecendo suas expressões mais concretas", acrescentou Francisco.

Dilma cita manifestações em discurso ao papa Francisco:

Ao reforçar a defesa do diálogo, o papa ressaltou a cultura da humanidade social. "O outro sempre tem algo a me dar, quando sabemos nos aproximar dele, com a atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Essa atitude, eu a definiria como humildade social, que é a que favorece o diálogo. Ou apostamos na cultura do diálogo ou todos perdemos."

Lição de simplicidade

Depois da missa, o secretário-geral da Presidência seguiu para a residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, para um encontro com o Papa. Carvalho disse que Francisco deu uma "enorme lição de simplicidade". Para ele, a atitude do Pontífice, ao se colocar sempre próximo ao povo, e ao utilizar um carro simples para se deslocar, mostra que a classe política também precisa se reaproximar das pessoas.

"Nós, políticos, temos que entender que fazer política é prestar serviços ao povo, e não buscar ter uma carreira. É o simples, quando toca o povo. A gente tem que ter humildade de colher essa palavra e deixar que ela nos questione", afirmou.

Segundo Carvalho, o staff do Vaticano parabenizou os brasileiros pela organização da Jornada Mundial da Juventude, e alguns assessores declararam ter considerado a missa realizada na manhã de hoje como um dos eventos mais belos que a Igreja já participou.

Cardozo aprova segurança, mas admite falha na chegada do Papa

O governo federal considera que o esquema de segurança montado para a visita do Papa Francisco foi bem-sucedido, apesar de admitir que houve falha no dia em que o Pontífice chegou. A avaliação foi feita pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participa da cerimônia de despedida do Papa, na noite deste domingo, na Base Aérea do Galeão. Para Cardozo, a Jornada Mundial da Juventude mostrou que o Brasil está preparado para sediar grandes eventos.

"A visita do Papa mostrou que segurança pública se faz com muita integração, entre diferentes esferas de poder e da sociedade. Quando todos participam juntos, a coisa funciona", afirmou. Segundo o ministro, o problema na chegada do Papa ocorreu por falha na comunicação entre o centro de controle do governo do Estado e a prefeitura. “Um funcionário que deveria ter passado o briefing não o fez à prefeitura”, apontou. 

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

vc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade