PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Cruz da Jornada Mundial da Juventude visita a Rocinha no RJ

18 jul 2013 - 21h49
(atualizado às 23h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar do percurso íngreme e das curvas, os fiéis não se intimidaram e acompanharam os carros da Guarda Municipal carioca que levavam as relíquias
Apesar do percurso íngreme e das curvas, os fiéis não se intimidaram e acompanharam os carros da Guarda Municipal carioca que levavam as relíquias
Foto: Ale Silva / Futura Press

A cruz peregrina e a imagem da Virgem Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), passaram nesta quinta-feira pelas mãos de vários moradores da Rocinha, maior comunidade do Rio de Janeiro.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Os símbolos chegaram a bordo de um veículo da prefeitura do Rio de Janeiro à comunidade, onde vivem cerca de 100 mil pessoas, e dezenas de moradores carregaram a cruz e a imagem nos ombros por cerca de 1 quilômetro, até chegar à paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.

À medida que a cruz peregrina e a imagem da Virgem Maria com o menino Jesus percorriam a estrada da Gávea, mais e mais pessoas se uniam à procissão .

Apesar do percurso íngreme e das curvas, os fiéis não se intimidaram e acompanharam os carros da Guarda Municipal carioca que levavam as relíquias.

Entoando cânticos e animando as pessoas que observavam das janelas das casas e das entradas das diversas lojas presentes na via, pouco antes de chegar à paróquia, tanto a cruz quanto a imagem passaram a ser levados pela própria população até o seu destino.

Durante todo o trajeto, os fiéis empunharam também suas velas e exaltaram a presença dos ícones em mais uma atividade promovida pela organização da Jornada Mundial da Juventude antes do início oficial do evento

Já na paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tanto a cruz, como a imagem, foram posicionados diante do altar montado na entrada da igreja. Ali, uma celebração eucarística foi promovida pelo pároco da comunidade da Rocinha, frei James Girardi.

Para a aposentada Francisco Camelo de Melo, a chegada dos ícones mostra que a Rocinha está sendo lembrada. "Estou muito emocionada. No mundo em que a gente está vivendo, ver esse monte de gente reunida para rezar é muito importante, muito bom", considerou.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Entre as muitas pessoas presentes, estavam algumas que vieram de longe pensando na oportunidade de ver o Papa na JMJ. Daline Rodrigues saiu do Ceará há cinco meses com esse objetivo aliado ao de conseguir uma vida melhor. "Vim de lá e vou conseguir chegar bem pertinho do Papa. É meu sonho e vou realizar, se Deus quiser", confessou a jovem.

Ainda localizadas perto do altar, muitos tentavam se aproximar das relíquias, principalmente da cruz, para tocá-la aproveitando a oportunidade oferecida, já que esta é a primeira vez que a peça sai do Vaticano e passa pelo Brasil.

Durante cerca de uma hora, o público acompanhou celebração até que fosse necessário se despedir dos ícones, que voltam para a catedral do Rio de Janeiro onde ficam guardados.

A cruz e a imagem de Nossa Senhora continuarão sua peregrinação por lugares religiosos do Rio de Janeiro até a próxima terça-feira, quando começará a Jornada Mundial da Juventude.

O papa Francisco, que chegará ao Brasil na segunda-feira, comandará diversos atos da JMJ, entre eles uma Via Sacra na praia de Copacabana e a missa de encerramento do evento, que acontecerá no domingo, 28, em Guaratiba.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade