PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: mutirão recolhe lixo em praia turística do Rio

Realizado na Praia Vermelha, o objetivo do projeto Praia Limpa é conscientizar as pessoas e promover a preservação do meio ambiente

2 jun 2015 - 18h11
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecida pela beleza de sua paisagem, a Praia Vermelha, localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, recebeu um mutirão de limpeza, na manhã do último domingo (31). Participantes da terceira edição do projeto Praia Limpa recolheram o lixo deixado no local e conscientizaram os banhistas sobre os danos causados pela sujeira ao meio ambiente.

O mutirão recolheu bitucas de cigarro, canudos, sapatos, embalagens, entre outros
O mutirão recolheu bitucas de cigarro, canudos, sapatos, embalagens, entre outros
Foto: Fabiola Xavier Nunes / vc repórter

Com o objetivo de conscientizar as pessoas e promover a preservação da natureza, o projeto foi iniciado pelo Fazemos a Diferença e agora conta com o apoio do Rio Ocean Club e do Vemnadar, grupos de esportistas que treinam na Praia Vermelha e são prejudicados pela presença do lixo na água.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a advogada Francine Magalhães, membro do Fazemos a Diferença, o coletivo de Petrópolis é um grupo de amigos que virou um grupo de ação social e, hoje, tem uma equipe de voluntários engajados nas ações de ajuda ao próximo e em causas relacionadas ao meio ambiente.

Francine afirmou que o mutirão, marcado para as 9h, foi um pouco prejudicado pelo mau tempo na capital fluminense, mas teve a participação de 40 pessoas. Além dos membros de cada grupo envolvido no projeto, alguns banhistas também se engajaram na limpeza. Em edições anteriores, pessoas que estavam na praia chegaram a pedir para serem cadastradas no projeto, para participarem como voluntárias dos próximos.

Grupo disse que cerca de 40 pessoas participaram
Grupo disse que cerca de 40 pessoas participaram
Foto: Fabiola Xavier Nunes / vc repórter

Nas redes sociais, o Fazemos a Diferença contou que foram encontrados no local canudos plásticos, guimbas de cigarro, tampas de garrafas plásticas, anzol, faca, sapatos, embalagens de biscoitos, entre outros. A advogada explicou que a praia, por ser um ponto turístico, é majoritariamente frequentada por turistas, que abandonam grandes quantidades de lixo no local.

O Praia Limpa é realizado sempre na Praia Vermelha e as duas primeiras edições do evento aconteceram este ano, em fevereiro e março. Segundo Francine, para que se promova uma conscientização de fato, a limpeza não poderia acontecer só uma vez por ano. “O mutirão é para mostrar para as pessoas que tipo de lixo é deixado na praia e o efeito negativo que ele pode causar ao ambiente”, disse.

Além de destacar a morte de animais, um cartaz do projeto instalado na praia dizia que deixar lixo na praia é como “dar um tiro no próprio pé”, porque a contaminação da areia e a da água geram doenças nos próprios banhistas e, no fim, são eles mesmos que arcam com os custos da limpeza.

A próxima edição do Praia Limpa ainda não tem data definida, mas está prevista para acontecer entre julho em agosto deste ano. Os organizadores planejam agregar ao mutirão atividades para também envolver as crianças na questão ambiental.

 Grupo 'Fazemos a Diferença' conta com o apoio do Rio Ocean Club e do Vemnadar
Grupo 'Fazemos a Diferença' conta com o apoio do Rio Ocean Club e do Vemnadar
Foto: Fabiola Xavier Nunes / vc repórter

A leitora Fabiola Xavier Nunes, de Petrópolis (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade