Molécula em veneno de cobra inibe reprodução do coronavírus

Segundo pesquisadores da USP, Unesp, Unifesp e UFSCar este é o primeiro passo para o desenvolvimento de um possível remédio para a covid-19

31 ago 2021 - 14h45

Pesquisadores brasileiros encontraram uma molécula presente no veneno da cobra jararacuçu capaz de inibir a reprodução do coronavírus responsável pela covid-19, em um primeiro passo para o possível desenvolvimento de um medicamento contra a doença, anunciaram os cientistas.

De acordo com a pesquisa, que foi publicada este mês na revista científica Molecules, testes realizados em laboratório apontaram que a molécula extraída do veneno do réptil inibiu em 75% a capacidade do vírus se multiplicar em células de macaco.

"A gente conseguiu ver que os peptídios não só inibiam o desenvolvimento do vírus in vitro, dentro da célula, mas a gente também conseguiu ver que ele conseguia inibir uma das proteínas que é importantíssima para o desenvolvimento do vírus, é a fábrica de novos vírus", disse à Reuters o pesquisador Rafael Guido, professor no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), e um dos líderes do estudo.

Cobra Jararacuçu no Instituto Butantan, em São Paulo
27/08/2021
REUTERS/Carla Carniel
Cobra Jararacuçu no Instituto Butantan, em São Paulo 27/08/2021 REUTERS/Carla Carniel
Foto: Reuters

A molécula é um peptídeo, ou cadeia de aminoácidos, que consegue bloquear uma enzima do coronavírus chamada PLPro, vital para a reprodução do vírus, sem prejudicar outras células.

Já conhecido por suas qualidades antibacterianas, o peptídeo pode ser sintetizado em laboratório, disse Guido, tornando desnecessária a captura ou criação de cobras.

"A gente tem um receio que as pessoas saiam caçando a jararacuçu pelo Brasil a fora achando que vai salvar o mundo ou a seu grupo, sua família... não é isto", disse Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan. "O componente que foi descoberto é uma fração dentro do veneno, e não é o veneno em si que vai fazer a cura do coranavírus nesse momento."

Os pesquisadores agora irão avaliar a eficiência de diferentes dosagens da molécula encontrada no veneno da jararacuçu, bem como se ela pode exercer outras funções na célula, como a de proteção, evitando até mesmo que o vírus a invada, de acordo com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde a pesquisa foi iniciada.

"É o primeiro passo de uma longa caminhada... o processo é muito longo. Esse componente do veneno mostrou para gente nesse trabalho que tem potencial de desenvolvimento ali dentro. Numa longa estrada, a gente deu os primeiros passos", ressaltou o pesquisador.

Participaram da pesquisa, além da USP e da Unesp, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A jararacuçu é uma das maiores serpentes do Brasil, podendo medir até 1,80 metro, e vive na Mata Atlântica. A serpente também pode ser encontrada na Bolívia, Paraguai e Argentina.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.