PUBLICIDADE

MG investiga caso suspeito de coronavírus

Paciente é mulher de 35 anos que voltou recentemente da China

22 jan 2020 - 16h17
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga um caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte. Segundo uma nota oficial divulgada nesta quinta-feira (22), a paciente é uma brasileira de 35 anos que esteve recentemente em Xangai, na China, país onde o surto teve início, e desembarcou na capital mineira em 18 de janeiro.

Mulheres se protegem com máscaras em estação ferroviária em Xangai, na China
Mulheres se protegem com máscaras em estação ferroviária em Xangai, na China
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é micro-organismo de alerta sanitário internacional", diz o comunicado.

O caso foi identificado na última terça (21), em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no centro de Belo Horizonte, após a mulher ter apresentado sintomas respiratórios compatíveis com "doença respiratória viral aguda".

"Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o HEM [Hospital Eduardo de Menezes] para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. Todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas", acrescenta a nota.

Segundo a Secretaria de Saúde, o estado da paciente é "estável". A mulher relatou não ter passado pela cidade de Wuhan, epicentro do surto, nem ter tido contato com pessoas sintomáticas.

De acordo com uma TV estatal chinesa, o coronavírus 2019-nCoV já matou pelo menos 17 pessoas e infectou mais de 400. Países como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul já confirmaram casos de contágio envolvendo pacientes que passaram pela China recentemente.

O vírus é similar ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que fez quase 800 vítimas no início do milênio, e causa febre, tosse e dificuldade respiratória. Os coronavírus são uma família viral que provoca desde problemas leves, como um resfriado, até infecções que levam à morte do paciente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade