PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: videologger precisa saber lidar com usuário crítico

11 nov 2010 - 19h58
(atualizado às 22h40)
Compartilhar
Hermano Freitas

Vagner Magalhães

Joe Penna, o Mistery Guitar Man, explica seu trabalho:
Direto de São Paulo

Ignorar as críticas negativas é parte importante de ser um videologger. Para os integrantes do debate "Estrelas de vídeos na web: sucesso relâmpago ou os novos comunicadores", que encerrou o 4º Seminário de Mídia Online (MediaOn), no início da noite desta quinta-feira, em São Paulo, lidar com usuários críticos que registram comentários destrutivos é fundamental para manter o foco e ter sucesso postando vídeos na internet.

» Veja a programação completa do MediaOn

» Siga o MediaOn no Twitter

Para Paulo Cesar Siqueira, o PC do blog Mas Poxa Vida, lidar com um público grande obriga a ignorar as manifestações por uma questão de economia de tempo. "Eu nem termino de ler o comentário. Quando você lida com muita gente tem que aprender a ignorar", diz.

Pablo Peixoto, do vídeo Um dia de Fúria que satiriza o treinador Dunga, afirma que é preciso cuidado para não ignorar "quem quer ajudar". Ele considera o maior problema o chamado "troll" - pessoa que critica com mais insistência. "Não responda ao troll, não alimente o troll após a meia noite", brinca.

O apresentador Marcelo Tas, que mediou o debate, diz lidar com as críticas que recebe na internet quase como um "exercício espiritual". "Precisamos fazer o difícil exercício da compaixão. Eu vou na página dela, leio o perfil, vejo quantos seguidores tem, e normalmente acabo ficando condoído porque a pessoa na verdade está querendo gritar porque tem uma vida muito ruim", diz.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade