PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: palestrantes elegem Twitter como melhor fonte

10 nov 2010 - 19h39
(atualizado em 11/11/2010 às 00h30)
Compartilhar
Hermano Freitas

Vagner Magalhães

MediaOn começa com debate entre CNN e NYT:
Direto de São Paulo

Os debatedores do último painel desta tarde no 4° MediaOn foram enfáticos ao definir a rede social que oferece melhores informações para jornalistas. Para o diretor do site Cukmi.com, Julian Gallo, e o editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais da BBC News, Matthew Eltringham, o Twitter supera as outras redes no que tange informação direto da fonte - o público.

» Veja a programação completa do MediaOn

» Siga o MediaOn no Twitter

Gallo diz que o serviço de microblog tem a característica inerente de reunir usuários mais qualificados que os sites de relacionamento, como Facebook e Orkut. "Meu jornal diário é o Tweetdeck. O usuário do Twitter produz informação relevante em grande quantidade, enquanto que a informação no Facebook e no Orkut está diluída com fotos pessoais, lembranças, testes", diz. Apesar de preferir o Twitter, Gallo afirma suspeitar de todos as fontes que não sejam as oficiais, como veículos de jornalismo online. "Perdemos o privilégio de sermos as fontes únicas de informação", diz.

O executivo da rede britânica diz que a condensação da mensagem em poucos caracteres tende a conferir mais objetividade e relevância às informações veiculadas. "As mensagens no Twitter vão direto ao ponto, enquanto nos sites de relacionamentos há um clima de mais conversa, mais superficialidade", diz. Ele contrapõe que o Facebook tampouco é desprezível e foi uma importante fonte em uma cobertura recente. Quando é o jornalista da BBC que usa o serviço, a regra da objetividade é exigida. "Qualquer comentário com juízo de valor pode comprometer a capacidade do repórter de exercer sua função na BBC, o que exige imparcialidade", afirmou.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade