Manifestantes protestam contra projeto da dosimetria em várias capitais
PL reduz as penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por atos relacionados à tentativa de golpe de Estado
Manifestantes protestaram em várias capitais brasileiras neste domingo, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro, contra o projeto de lei da dosimetria, que reduz as penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por atos relacionados à tentativa de golpe de Estado que culminaram no 8 de janeiro de 2023.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Foram realizadas manifestações também em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Natal (RN), Recife (PE), de acordo com os portais de informações UOL e G1.
Na madrugada de quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto, que beneficia, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo período em regime fechado pode passar de quase 7 anos para 2 anos e 4 meses, segundo cálculos do relator na Casa, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
O momento da votação do projeto no Senado deve ser decidido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), avisou que atuará de forma institucional e que, apesar de sua posição pessoal contra a dosimetria e a anistia, deixará a decisão para a comissão.
Na quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai decidir o que fazer sobre o projeto da dosimetria quando ele chegar a sua mesa, mas ressaltou que o ex-presidente Jair Bolsonaro precisa pagar pela tentativa de golpe de Estado.