PUBLICIDADE

Janot denuncia Lula, Dilma e mais seis petistas por organização criminosa

5 set 2017 - 20h19
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal por organização criminosa os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além dos ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega, Paulo Bernardo, Edinho Silva, Gleisi Hoffmann --atualmente senadora e presidente do PT-- e o ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fala com jornalistas em Brasília
01/08/2017 REUTERS/Adriano Machado
Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fala com jornalistas em Brasília 01/08/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Na denúncia, Janot acusa os oito petistas de integrarem uma organização criminosa que cometeu uma série de crimes na Petrobras investigados pela operação Lava Jato, tais como formação de cartel, corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia de 230 páginas acusa Lula de ser o chefe da organização criminosa, o que pode implicar, em caso de condenação, num aumento de pena para o líder petitsta, que já manifestou vontade de ser candidato ao Palácio do Planalto em 2018.

A acusação só tramita no STF porque, dentre os oito acusados, Gleisi possui foro privileigado por ser senadora.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade