Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imprensa francesa noticia prisão de Ramagem nos EUA: 'homem de confiança de Bolsonaro'

Os jornais franceses Le Monde e Le Figaro noticiam a prisão, nos Estados Unidos, de Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e aliado próximo de Jair Bolsonaro. Os dois veículos relatam os fatos essenciais sobre a detenção de Ramagem: a detenção em Orlando, a cooperação internacional, a condenação por crimes contra o Estado Democrático de Direito e a acusação de espionagem ilegal com o uso do software israelense FirstMile.

14 abr 2026 - 09h23
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-deputado federal foi detido na Flórida nesta segunda-feira (13) pela polícia de imigração americana, o ICE, responsável pela fiscalização de estrangeiros nos Estados Unidos. A prisão é fruto da cooperação entre a polícia americana e a Polícia Federal brasileira, informa a imprensa francesa, citando agências de notícias e veículos de comunicação do Brasil.

O ex-chefe da inteligência brasileira era considerado foragido desde setembro do ano passado. Ele deixou o Brasil após sua condenação, em 2025, pelo Supremo Tribunal Federal, a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado.

Ramagem foi condenado no mesmo processo em que o ex-presidente brasileiro recebeu uma pena de 27 anos de prisão. Os jornais lembram que ambos foram considerados culpados de conspirar para manter Bolsonaro no poder, apesar da derrota para o atual presidente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de 2022.

Ataques à democracia brasileira

O jornal Le Monde aponta a detenção como um símbolo da responsabilização jurídica e institucional após os ataques à democracia brasileira. A matéria enfatiza a gravidade dos crimes, o caráter golpista da conspiração pós-eleições de 2022 e o uso indevido do aparato de inteligência do Estado. O tom é crítico, sugerindo que a prisão de Ramagem representa um avanço da Justiça e da cooperação internacional diante de um projeto autoritário derrotado, mas ainda sob julgamento histórico.

Já o Le Figaro privilegia um relato mais factual e político, centrado na figura de Ramagem como "homem de confiança" do ex-presidente da extrema direita. O jornal sublinha o vínculo pessoal entre os dois e o papel estratégico de Ramagem à frente da Abin durante o governo Bolsonaro, de julho de 2019 a março de 2022.

Atualmente, o ex-deputado do PL está em um centro de detenção, e seu destino será decidido por um juiz de imigração em Jacksonville, na Flórida. Por enquanto, a extradição imediata de Ramagem dos Estados Unidos para o Brasil ainda é incerta, segundo a imprensa.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra