PUBLICIDADE

Grupo de orcas ataca e afunda veleiro no Mar Mediterrâneo

Estudiosos contabilizaram mais de 200 casos como esse na região

13 mai 2024 - 20h47
(atualizado às 22h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Veleiros são atacados por orcas no norte da África
Veleiros são atacados por orcas no norte da África
Foto: Divulgação/Polícia Federal / Estadão

Um veleiro naufragou devido a um ataque de orcas. Segundo autoridades marítimas espanholas, o acidente ocorreu no Estreito de Gibraltar, na costa do Marrocos. Nessa região, que se estende do norte da África ao litoral da França, já foram contabilizados mais de 200 casos como esse.

De acordo com a agência de notícias Reuters, duas pessoas estavam a bordo do veleiro Alboram Cognac, que tinha 15 metros de comprimento. O ataque ocorreu por volta das 9h de domingo, 12.

As vítimas afirmaram ter sentido golpes no fundo da embarcação, que começou a encher de água. Eles foram resgatados por um navio petroleiro que passava no momento.

Em outubro do ano passado, as orcas atacaram outro veleiro durante 45 minutos. De acordo com a Morskie Mile, agência de turismo que operava o veleiro, os avanços dos animais contra o casco do navio danificaram a embarcação até causarem a entrada de água em seu interior.

Chamadas popularmente de “baleias assassinas”, as orcas são predadoras e costumam atacar outras baleias, e, até, tubarões. Porém, casos envolvendo ataques a humanos não são comuns.

“Sabemos que é um comportamento complexo que nada tem a ver com agressão”, disse Alfredo López Fernandez, biólogo da Universidade de Aveiro, em Portugal, e autor de um estudo sobre o caso.

Apesar de poucas evidências na pesquisa, os cientistas acreditam que se trata de um comportamento “aversivo", causado por um incidente entre um animal e um barco. Pode ser também, para os estudiosos, uma criação de membros mais novos da espécie que pode estar sendo repetido pelos demais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade