Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como madeira ilegal é usada na recuperação de áreas degradadas na Amazônia

Troncos apreendidos pela polícia são utilizados para a construção e revitalização de viveiros em Rondônia

7 jun 2024 - 03h10
(atualizado às 07h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Recursos do fundo devem ser usados para promover projetos de preservação da Amazônia
Recursos do fundo devem ser usados para promover projetos de preservação da Amazônia
Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO / Estadão

Para onde vai a madeira apreendida em operações da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Ambiental? Em Rondônia, o projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas tem por objetivo dar um fim adequado a esse material.

O programa busca direcionar os troncos - que estavam sendo obtidos ilegalmente - para a construção ou revitalização de viveiros, já que esse material é frequentemente armazenado em depósitos (onde acabam por deteriorar), descartado de forma pouco apropriada ou comercializado no mercado ilegal.

A ideia de dar um novo destino à madeira apreendida partiu do juiz Maximiliano Deitos, do Tribunal de Justiça de Ji-Paraná. "O projeto surgiu da necessidade de resolver o problema do acúmulo de madeiras apreendidas, que frequentemente se deterioravam devido à burocracia administrativa e judicial. Além disso, o Judiciário é gestor das multas e penas pecuniárias advindas de crimes ambientais, mas tem dificuldade em direcionar esses valores para projetos ambientais", afirma Deitos.

Atualmente, 34 municípios aderiram ao projeto, o equivalente a quase 70% do Estado de Rondônia. "O município tem muito a ganhar: uma cidade mais arborizada e mananciais protegidos", conta Célio Lang, prefeito de Urupá.

Mas isso não quer dizer que não haja obstáculos à implementação do programa. "A maior dificuldades enfrentada é a aderência dos produtores, no que diz respeito à recuperação de áreas degradadas. Muitos ainda não estão conscientes de que precisamos cuidar das matas ciliares, das reservas hídricas e do solo", completa Lang.

Arco do Desmatamento da Amazônia

Rondônia faz parte do Arco do Desmatamento da Amazônia - região com 500 mil km² de terras com os maiores índices de desmatamento, que vai do sudeste do Pará, passando também por Tocantins, Mato Grosso e Acre"

Nesse contexto, a área eleita para o programa não poderia ser mais apropriada. "A Amazônia é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta, abrigando milhares de espécies de plantas, animais e microorganismos, muitos dos quais ainda não foram catalogados. Reflorestar áreas degradadas ajuda a restaurar esses habitats e a proteger a biodiversidade", destaca Walmir Étori.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade