PUBLICIDADE

Governo vai trazer mais médicos estrangeiros em 2014

A meta é, até março, ter 13 mil profissionais nos municípios que aderiram ao Mais Médicos

9 jan 2014 - 17h58
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quinta-feira que o governo pode recorrer novamente à cooperação internacional para atingir a meta de 13 mil profissionais trabalhando para o programa Mais Médicos até março deste ano. De acordo com o ministro, há "uma percepção positiva" por parte da população e dos gestores estaduais e municipais em relação ao trabalho de médicos cubanos em atuação no País.

"A avaliação tem sido muito positiva", reforçou.

O programa Mais Médicos terminou o ano de 2013 com 6.658 profissionais trabalhando em 2.177 municípios e 28 distritos indígenas. A meta é, até março de 2014, ter 13 mil profissionais nos municípios que aderiram ao programa. 

ENTENDA O 'MAIS MÉDICOS'
- Profissionais receberão bolsa de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
- As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais.
- No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Eles não precisarão passar pela prova de revalidação do diploma
- O médico estrangeiro que vier ao Brasil deverá atuar na região indicada previamente pelo governo federal, seguindo a demanda dos municípios.
- Criação de 11,5 mil novas vagas de medicina em universidades federais e 12 mil de residência em todo o País, além da inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).
 

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade