Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gonet culpa Bolsonaro por tentativa de golpe e cobra punição

Procurador-geral expôs argumentos no 1º dia de julgamento no STF

2 set 2025 - 11h38
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade direta na tentativa de golpe de Estado que está no centro do julgamento em curso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Paulo Gonet afirma que Bolsonaro liderou trama golpista
Paulo Gonet afirma que Bolsonaro liderou trama golpista
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Quando o presidente e o ministro da Defesa convocam a cúpula militar [para apresentar a minuta golpista], o processo criminoso já está em curso, o golpe já está em curso de realização", disse Gonet em sua exposição no julgamento iniciado nesta terça-feira (2).

O procurador destacou ainda que houve em "vários momentos a conclamação" de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e que "maquinaram-se campanhas" contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o STF. Para Gonet, "tudo foi engendrado" de forma a corroer a confiança nas instituições democráticas.

Em sua fala, ele também mencionou o "sinistro Plano Punhal Verde e Amarelo", que previa a eliminação do ministro Alexandre de Moraes, então chefe do TSE, do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, Geraldo Alckmin.

Segundo o procurador, a gravidade do caso exige a punição dos envolvidos para evitar o "recrudescimento do autoritarismo".

Gonet também destacou que a suposta organização criminosa encabeçada por Bolsonaro agiu para que os atos golpistas "levassem o país a um regime de exceção". "Está materialmente comprovada a sequência de atos" voltados a "propiciar a ruptura do processo sucessório", salientou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade