PUBLICIDADE

Fiocruz: Estudo aponta fase de extinção da 3ª onda de covid no Brasil

O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (08) pelo Observatório Covid-19 e aponta a manutenção da tendência de queda de incidência e mortes

8 abr 2022 - 16h25
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Fachada da Fiocruz
Fachada da Fiocruz
Foto: Divulgação/Fiocruz / Estadão

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta sexta-feira apontou a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 no país, destacando que pela primeira vez desde maio de 2020 nenhum Estado registrou uma marca superior a 0,3 mortes por 100 mil habitantes.

De acordo com o documento, os novos dados permitem afirmar que a terceira onda epidêmica no Brasil, com o predomínio da Ômicron entre os casos, está em fase de extinção.

"O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos", destacou o boletim.

Os cientistas alertam que, no entanto, esse quadro não significa o fim da pandemia e pode ser alterado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada por vacinas contra a Covid-19. A análise se refere ao período de 20 de março a 2 de abril deste ano.

O boletim ressaltou o papel da vacinação no controle da Covid-19 e citou a importância da segunda e da terceira doses do imunizante.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade