PUBLICIDADE

Ex-presidente Lula inaugura universidade sindical na Argentina

16 mai 2013 - 23h41
(atualizado em 17/5/2013 às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Lula em encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner
O ex-presidente Lula em encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner
Foto: EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Argentina desde a manhã desta quinta-feira para participar da inauguração da Universidade Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET) e para receber o título de Doutor Honoris Causa concedido por oito instituições de ensino superior públicas do país.

O primeiro compromisso de Lula na capital argentina foi o ato de inauguração da UMET, primeira universidade latino-americana fundada por um órgão sindical. Ele participou da cerimônia com a atual presidente da Argentina, Cristina Fernandes de Kirchner. No auditório, estudantes e autoridades, como o vice-presidente Amado Boudou, a presidente da Associação Avós da Praça de Maio, Estela de Carloto, a ministra de Desenvolvimento Social, Alicia Kirchner, o chefe de Gabinete da Argentina, Abal Medina, o embaixador do Brasil na Argentina, Ênio Cordeiro, o sociólogo Emir Sader e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

O tema central do discurso de Lula e da presidente Cristina Kirchner foi o processo de popularização da educação, no qual ambos os países vêm trabalhando há cerca de 10 anos - com os governos Lula/Dilma no Brasil e Néstor/Cristina na Argentina.

Em seu discurso, Lula enfatizou as reformas pelas quais a educação brasileira passou durante o seu mandato, tendo continuação na gestão da atual presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente destacou programas como o ProUni, a criação de 200 escolas técnicas, 14 novas universidades, 126 novos campus e a duplicação no número de vagas no ensino superior no Brasil.

De seu lado, a presidente argentina destacou o investimento que seu governo faz em educação superior. “Em 10 anos, nós aumentamos em 68% o investimento em educação superior. Atualmente 1% do PIB está destinado exclusivamente às universidades”, discursou.

Com relação às acusações que o governo de Cristina sofre dos meios opositores do país, Lula deixou claro que no Brasil sua situação não é muito diferente. “Eu tenho um recado para a presidente Cristina Kirchner: quando eu deixei de ser presidente, há dois anos, eu pensei que imprensa ia deixar de falar mal de mim, mas isso não aconteceu, eles passaram a falar mal de mim e da Dilma”, disse. E aconselhou: “Eu entreguei um livro escrito ‘Lula e Dilma’, que foi a experiência de 10 anos do nosso governo, e eu queria sugerir que os argentinos não deixassem que os adversários escrevam a história do que vocês significaram para a Argentina.”

Lula comenta derrota do Corinthians

Lula, como sempre, discursou em português e comentou a derrota de ontem sofrida pelo Corinthians, do qual é torcedor fanático, diante do argentino Boca Juniors, pela Copa Libertadores da América: “Confesso que estou um pouco nervoso, porque, ‘ayer’, o que o Boca fez com o Corinthians, certamente que com um pouco de ajuda de um juiz paraguaio (...). Este ano foi um ano triste, os melhores times do mundo não ganharam nada, o Barcelona, o Real Madrid e o Corinthians”, disse Lula.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade