PUBLICIDADE

Em protesto, estivadores bloqueiam carros em Santos e invadem navio

11 jul 2013 - 12h16
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Devido ao protesto em Santos, o trânsito ficou complicado na entrada da cidade</p>
Devido ao protesto em Santos, o trânsito ficou complicado na entrada da cidade
Foto: Lucas Baptista / Futura Press

Em adesão ao Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais sindicais, os estivadores da Baixada Santista iniciaram ato de protesto por volta das 5h desta quinta-feira, em frente ao cais do Porto de Santos, bloqueando a passagem de veículos. Em meio ao ato, um grupo de 70 estivadores invadiu um navio atracado no terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) para protestar.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Greve Geral&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Para tentar dispersar os estivadores que ocupavam o navio, a segurança chegou a atirar contra os manifestantes. Ninguém ficou ferido. Segundo a assessoria de imprensa da Embraport, os invasores estavam armados com pedaços de pau. 

"Fizemos isso para que a Embraport volte a negociar conosco. Queremos que eles mantenham o sistema em que estávamos trabalhando, hoje somos avulsos. Vamos ficar no navio até tomarem uma providência. O trabalhador veio para ocupar o seu espaço, de direito, de trabalho", disse o secretário do Sindicato dos Estivadores, João Carlos de Oliveira Ribeiro. “A nossa ocupação foi feita e eles (seguranças da Embraport) que jogaram coisas em cima de nós, mas ninguém se feriu. Fomos recebidos a bala pela segurança aqui.”

Segundo o secretário, uma reunião foi agendada com a Embraport para sexta-feira. "Todas as reuniões que fomos eles empurram com a barriga. No porto existem regras e vamos continuar lutando”, disse. 

De acordo com o secretário do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, do Guarujá e de Cubatão, César Rodrigues Alves, a manifestação contou com cerca de 300 pessoas. Segundo ele, a categoria reivindica que a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) volte a contratar os trabalhadores por produção, por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), e não com vínculo empregatício.

O protesto acabou por volta das 13h, depois que grupos sindicais se reuniram com o chefe de gabinete da prefeitura de Santos, Rogério dos Santos, no centro da cidade.    

Outras categorias interditaram também dois pontos da rodovia Cônego Domênico Rangoni, que dá acesso ao terminal portuário. Um bloqueio foi montado na altura do quilômetro 267 e outro um quilômetro adiante. Duas barreiras na via Anchieta, nos quilômetros 64 e 65, na chegada à Baixada Santista e ainda nos quilômetros 10 e 13, na saída da cidade de São Paulo, também foram montadas.

Na quarta-feira, 13 navios deixaram de ser descarregados no Porto de Santos, em razão da paralisação dos estivadores do primeiro turno de trabalho (das 7h às 13h), segundo a Codesp. As atividades foram retomadas no turno que começou às 13h.

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil.

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju

Com informações da agência Brasil

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade