Dilma recebe vacina contra gripe e inaugura campanha nacional
No dia em que começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o primeiro compromisso da presidente Dilma Rousseff foi se imunizar contra a doença no posto de saúde do Palácio do Planalto. Dilma lembrou que, neste ano, as crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e as grávidas foram incluídas na campanha. "Faço um apelo para as mães de crianças dentro da faixa etária da campanha e também para as grávidas que não deixem de receber a dose da vacina", disse a presidente.
A campanha tem a meta de vacinar 30 milhões de pessoas e, segundo Dilma, não faltarão doses para imunizar esse total de pessoas previsto pelo Ministério da Saúde. Além de idosos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde. Este ano, a campanha vai imunizar também os grupos contra a influenza A (H1N1), a gripe suína.
A vacinação vai até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças de até 2 anos de idade, que receberão duas aplicações em um intervalo de 30 dias.
A orientação é a de que alérgicos a ovo não recebam a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes de tomar a dose.