PUBLICIDADE

Coronavírus: justiça determina internação de turistas no Rio

Um casal de franceses com suspeita de coronavírus está sendo mantido sob internação compulsória em uma unidade de saúde na cidade de Paraty,

28 fev 2020 - 15h40
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Um casal de franceses com suspeita de coronavírus está sendo mantido sob internação compulsória em uma unidade de saúde na cidade de Paraty, no sul do Estado do Rio de Janeiro, enquanto aguarda resultados de exames para a doença, informaram autoridades nesta sexta-feira,28.

Os franceses fazem parte de um grupo de ao menos nove casos suspeitos que estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde do Estado, mas, com se recusaram inicialmente a permanecer internados, a Justiça determinou que a prefeitura local tem o direito de mantê-los internados e sob monitoramento.

O casal apresentou sintomas da doença e buscou atendimento médico na cidade, para onde viajou após passar o Carnaval no Rio de Janeiro.

A prefeitura da Paraty informou que os turistas inicialmente resistiram a ficar no hospital, o que a levou a buscar a Justiça. Depois, os franceses foram convencidos a permanecerem hospitalizados.

"O casal estava reticente em ficar internado, mas há um protocolo da secretaria e do Ministério da Saúde que precisa ser respeitado em casos suspeitos, foi então que a Procuradoria da cidade entrou na Justiça para garantir que eles fiquem internados até que os resultados dos exames sejam divulgados", disse o assessor Marcos Meirelles, por telefone.

Em comunicado publicado no Facebook, a prefeitura acrescentou que o casal teve material coletado para análise e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública, com resultado esperado para até 48 horas.

"A Prefeitura destaca que se tratam de dois casos suspeitos e que os dois pacientes estão em áreas isoladas, não havendo motivo para alarme por parte da população", disse a prefeitura.

Além do casal, outros sete casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Estado do Rio de Janeiro. Em todos eles, os suspeitos têm histórico de viagem para países com circulação do coronavírus.

Veja mais:

Governo quer acionar Justiça para apreender máscara em fábrica por coronavírus:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade