vc repórter: vazamento de biodiesel contamina solo e arroio no RS
Arroio Jaboticaba, que deságua no rio das Antas, foi atingido por vazamento de biodiesel da empresa Oleoplan
Um vazamento de biodiesel contamina, desde a manhã de terça-feira, o Arroio Jaboticaba, no município de Veranópolis, a 170 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O vazamento de biodiesel teve início na empresa de extração de óleos vegetais Oleoplan, cuja sede é localizada rodovia RS 407, na cidade. Segundo a Polícia Ambiental de Bento Ribeiro, o vazamento foi contido ainda na tarde de terça-feira. A preocupação, no entanto, é com o grande volume de material que já foi despejado no solo, e que atingiu também um córrego e o arroio Jaboticaba.
As causas do vazamento estão sendo apuradas, e o Ministério Público foi acionado para investigar o vazamento. Segundo a Polícia Civil, o que se sabe é que, por algum problema de nivelamento, houve em transbordamento em um dos tanques de biodiesel da indústria. A bacia de esgotamento, que deveria dar conta de eventuais vazamentos, teria uma fissura, e por isso o material vazou para o solo, contaminando o córrego e o arroio.
Boias foram colocadas ao longo do leito, como forma de criar barreiras para conter o avanço do biodiesel, e dutos de sucção ajudam a retirar o material. A Polícia Civil disse não saber qual foi o volume do material que transbordou durante o vazamento, e que aguarda essa informação da empresa Oleoplan.
Procurada pelo Terra, a Oleoplan disse apenas estar trabalhando para resolver o problema, e que não se manifestará sobre o assunto no momento. Desde 2007, a empresa atua na produção de biocombustíveis em seu parque industrial de Veranópolis.
Os internautas Rudinei Zacaria e E.C., de Veranópolis (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.