vc repórter: terreno particular acumula lixo e entulho no litoral de SP
Um terreno localizado em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, extrapola o significado de “baldio”. Segundo o dicionário Houaiss, o verbete pode significar “sem cultivo” e “inútil”. Para os moradores das redondezas, o pedaço de terra e mato alto na esquina da rua Rio de Janeiro com a avenida Praiamar é sinônimo também de abandono e de acúmulo de entulho.
Procurada pelo Terra, a prefeitura da cidade distante 112 quilômetros da capital informou que “irá enviar uma equipe para verificar os problemas relatados e identificar (e notificar) o proprietário do terreno”, por se tratar de um imóvel particular.
“Caso persista a irregularidade, a prefeitura, além de realizar o serviço, irá multar o dono do terreno, que arcará com as despesas da limpeza do local”. A multa pode variar de R$ 252 a R$ 504, dependendo da situação em que se encontra o lote.
Se o cidadão identificar um terreno ou imóvel sem manutenção, com acúmulo de água e mato, deve denunciar formalmente para o setor de Fiscalização de Obras, que fica no Paço Municipal Anchieta, na avenida Washington Luiz, 75, no centro, ou pelo telefone (13) 3421-1296.
A internauta Janete Medeiros Correa, de Itanhaém (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.