vc repórter: tempo quente e úmido traz chuva a São Paulo
O tempo quente e úmido é o responsável pelas fortes chuvas que têm atingido o Estado de São Paulo nos últimos dias. No município de Rancharia, próximo a Presidente Prudente, choveu 103,4 mm nas últimas 24 horas, segundo a agência meteorológica Climatempo, valor considerado alto para o período.
Na tarde desta segunda-feira, um forte temporal atingiu a região de Campinas. "Minutos antes de seu início, as cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim ficaram pretas e o céu escureceu rapidamente", conta o internauta Heitor Dutra, morador de Estiva Gerbi. De acordo com a Climatempo, entre 8h de ontem e 8h desta terça-feira, o valor acumulado de chuva em Campinas atingiu 54,8 mm.
"A previsão é de tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em todo o Estado. A partir da tarde, nuvens carregadas podem se formar trazendo risco de novos temporais", diz a meteorologista Camila Ramos. A quantidade de chuva que já caiu desde o início de dezembro supera a média normal para o mês em todas as regiões paulistas.
Às 12h, ainda chovia em grande parte do interior. Na capital, o sol aparece em meio a muitas nuvens e o tempo fica abafado, com temperatura máxima de 29°C e mínima de 20°C.
Segundo a Climatempo, uma nova frente fria passa pelo litoral paulista entre os dias 30 e 31 dezembro, o que vai aumentar as condições de chuva e facilitar a ocorrência de novos temporais.
Os internautas Heitor Dutra, de Estiva Gerbi (SP), e Fernando Roberto, de Valinhos (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.