Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: ponte vira ponto para prática de pêndulo humano em SC

11 jun 2013 - 14h14
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Participantes se aventuraram na prática de pêndulo humano na Ponte de Ferro, em Blumenau
Participantes se aventuraram na prática de pêndulo humano na Ponte de Ferro, em Blumenau
Foto: Roberto Meira / vc repórter

A ponte Aldo Pereira de Andrade, mais conhecida como Ponte de Ferro, no centro de Blumenau, em Santa Catarina, se transformou em um local para prática de esportes radicais. No último final de semana, 45 pessoas, entre adultos e crianças, se aventuraram no chamado pêndulo humano.

Na atividade, os participantes, amarrados a uma corda semielástica, pularam da estrutura e ficaram balançando de um lado para o outro até parar. A queda livre é de aproximadamente 18 metros e a velocidade após o salto pode chegar a até 100 km/h. Todo o processo tem duração de cerca de 10 minutos.

Organizada por Sandro Marcos da Silva, técnico em esportes radicais, a ação chamada de “Se Joga da Ponte 2”, aconteceu das 9h às 12h e das 13h às 18h. Essa foi a segunda vez que a atividade aconteceu no local neste ano, a primeira foi nos dias 25 e 26 de maio. O valor dos saltos variou entre R$ 50 (com inscrição feita previamente) e R$ 70 (nos dias do evento).

A queda livre é de aproximadamente 18 metros
A queda livre é de aproximadamente 18 metros
Foto: Roberto Meira / vc repórter

Sandro, que trabalha com esportes de aventura há quase 15 anos, já havia feito a mesma atividade na Ponte de Ferro há mais ou menos 10 anos. “Coloquei alguns vídeos da época no Facebook, as pessoas se interessaram e pediram para fazermos novamente”, conta. O próximo pêndulo na ponte está previsto para ocorrer no mês de agosto.

O técnico em esportes radicais, que é também diretor técnico e fundador do Projeto Aventura, trabalha com a construção de parques de aventura e, atualmente, participa do projeto da maior tirolesa da América Latina, que está sendo construída na cidade de Rodeio e terá 2.100 metros de extensão.

Construída sobre o rio Itajaí-Açu, a Ponte de Ferro foi inaugurada em dezembro de 1931 para servir à Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC). Devido à extinção da ferrovia, a estrutura metálica passou 20 anos abandonada e foi restaurada no início da década de 1990 para permitir o tráfego de veículos. A ponte é responsável pela ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda.

A prática de pêndulo na Ponte de Ferro foi autorizada pela prefeitura de Blumenau.

O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade