PUBLICIDADE

vc repórter: novo protesto reúne 250 pessoas no litoral de SP

16 jun 2013 - 14h07
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestantes levaram cartazes para protesto nas ruas de Santos</p>
Manifestantes levaram cartazes para protesto nas ruas de Santos
Foto: João Domingues / vc repórter

Um novo protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus intermunicipais na Baixada Santista e a implantação do sistema de cartão-transporte em Santos, no litoral sul de São Paulo, reuniu cerca de 250 pessoas na noite de sábado, segundo estimativa da Polícia Militar. O grupo partiu do Emissário Submarino, por volta das 19h, com destino ao município vizinho de São Vicente.

Com faixas, cartazes e apitos, os manifestantes passaram pelas avenidas Presidente Wilson e Padre Manoel da Nóbrega. Em referência aos protestos ocorridos na capital paulista, o grupo defendeu a frase "Se a tarifa não baixar, a Baixada vai parar". O movimento reivindica também passagem gratuita para estudantes, desempregados e trabalhadores.

A ação pacífica foi acompanhada por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e viaturas da Polícia Militar.

As tarifas de ônibus intermunicipais que ligam nove cidades da Baixada Santista sofreram reajuste médio de 7,5% no dia 2 de junho. Em Santos, o último aumento no transporte público ocorreu em janeiro de 2012, quando o valor cobrado passou de R$ 2,65 para R$ 2,90.

Organizado pelas redes sociais, este foi o terceiro ato ocorrido pelas ruas da cidade nesta semana. Os outros dois aconteceram nas noites de quinta e sexta-feira. No último, os manifestantes chegaram a bloquear o trânsito na avenida Ana Costa por cerca de duas horas.

Depois dos protestos populares registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Santos na última quinta-feira, com a adesão de milhares de pessoas, outras 23 manifestações, em cidades diferentes, foram marcadas, em 14 Estados.

Pelo Facebook, manifestantes já têm agendado para a próxima semana protestos em Florianópolis, Joinville (SC), Brasília, Viçosa (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), Manaus, Natal, São Paulo, Santos (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Porto Alegre, Belém, Santarém (PA), João Pessoa (PB), Foz do Iguaçu (PR), São Luís, Belo Horizonte, Goiânia, Duque de Caxias (RJ), Recife e Curitiba.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-278-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

O internauta João Domingues, de São Vicente (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade