vc repórter: moradores fazem 3º protesto por linha de ônibus em SP
Um protesto organizado por moradores do Butantã, bairro da zona oeste de São Paulo, bloqueou um trecho da avenida Vital Brasil na tarde da última quinta-feira. Este é a terceira manifestação do grupo, que protesta pela reativação da linha 577T/10 Jd. Miriam/Vila Gomes. Os ônibus da linha deixaram de circular em outubro de 2013.
Dezenas de pessoas se concentraram em frente à estação Butantã da Linha Amarela do Metrô, e caminharam com faixas e cartazes pedindo o retorno do ônibus apelidado de "azulzinho"
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os manifestantes bloquearam ocuparam as três pistas da avenida, no sentido bairro, por volta das 18h30 na altura da avenida Corifeu de Azevedo Marques. A liberação completa da via só aconteceu cerca de duas horas depois.
Como opção à antiga linha, a SPTrans disponibilizou a linha 775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa para que os usuários realizassem o transbordo na região do Metrô Butantã. Já a linha 8018/10 Vl. Gomes - Vl. Sônia passou a atender a praça Elis Regina.
Os usuários afirmam que a mudança do itinerário acabou com “uma das melhores opções de trajeto entre o Butantã e a avenida Paulista, Vila Mariana e proximidades”, que outras opções são mais lotadas e demoradas, assim como a Linha 4-Amarela do Metrô – e que esta última opção ainda encarece os custos da viagem.
SP Trans explica desativação da linha
No início do mês, a SP Trans havia afirmado ao Terra que, em razão da reivindicação dos usuários, estava "reavaliando o atendimento de transporte público ao bairro, bem como as opções de deslocamento disponíveis". O órgão afirmou ainda que seriam realizadas pesquisas no local para verificar a disponibilidade da oferta de lugares nas linhas que trafegam pela região, especificamente na Av. Corifeu de Azevedo Marques.
Nesta sexta-feira, o órgão voltou a se pronunciar, explicando os motivos da desativação da linha, e não deu indicações de que pretende atender à solicitação dos moradores.
Segundo a SP Trans, a reestruturação das linhas do sistema de transporte coletivo “vêm ocorrendo de forma gradativa com o objetivo de reduzir a sobreposição de linhas na cidade de São Paulo e garantir maior fluidez ao tráfego dos ônibus pelo sistema viário".
"Dentro desta perspectiva, foi feito o seccionamento da Linha 577T/10 Jardim Miriam/Vila Gomes (...) com base em estudo prévio de toda a oferta de linhas na região e seu desempenho", disse o órgão.
"Com o desenvolvimento da cidade ao longo da última década, linhas excessivamente longas tornaram-se pouco eficientes e é preciso otimizá-las. Além disso, a Avenida Paulista é um corredor viário que concentra grande oferta de veículos e linhas", argumentou. A SP Trans alega ainda que os usuários da antiga linha ganharam uma série de linhas como opções para interligar o trajeto.
O leitor Kevin David, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.