vc repórter: incêndios frequentes atingem Ecopontos no MT
Desde o início de setembro a polícia de Rondonópolis, cidade localizada na região sul do Mato Grosso, investiga os diversos incêndios registrados nos chamados Ecopontos, terrenos usados para descarte de móveis velhos, entulhos e restos de materiais de construção. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, o maior índice de registros está no Ecoponto do Jardim América, com pelo menos 15 incêndios.
De acordo com moradores da região, o excesso de fumaça que toma conta do bairro, principalmente na avenida Goiânia, é o que mais preocupa por conta da dificuldade de respiração e falta de visibilidade. Além disso, na mesma via encontra-se um depósito de gás, o que torna o incêndio ainda mais perigoso.
Segundo a prefeitura, a equipe de fiscais do Meio Ambiente trabalha para tentar identificar os responsáveis pelas ocorrências, que se espalham também pelos Ecopontos localizados nos bairros Sagrada Família, Vila Mineira, Jardim Europa e Vila Olinda.
Os Ecopontos foram instalados em locais estratégicos e, de acordo com a administração pública, as cinco unidades recebem cerca de 3,5 mil metros cúbicos de entulhos e móveis velhos por mês. O material é retirado pelos caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e levados até o lixão da cidade.
Porém, a Secretaria do Meio Ambiente acredita que os locais escolhidos para instalação dos Ecopontos se tornaram inviáveis devido ao crescimento da cidade. Com isso, os pontos que antes eram isolados agora são rodeados por casas. A ideia, que ainda está em fase de estudo, é transferir os Ecopontos para locais mais distantes das áreas habitadas.
A internauta Sueli Schwingel, de Rondonópolis (MT), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.