Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: Esteio, no RS, deve decretar estado de emergência

26 ago 2013 - 11h47
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores usaram barco para abandonar as casas e retirar pertences no bairro São Sebastião
Moradores usaram barco para abandonar as casas e retirar pertences no bairro São Sebastião
Foto: Ecar Nunes / vc repórter

O município de Esteio anunciou nesta segunda-feira que pretende decretar situação de emergência em razão da chuva que atingiu o Rio Grande do Sul e levou prejuízos a milhares de pessoas desde sexta-feira. Com o decreto, a prefeitura pretende agilizar o atendimento às vítimas da cheia e realizar a dragagem dos arroios.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

A administração municipal se reuniu na manhã de hoje no salão nobre da prefeitura para fazer um balanço da chuva e das ações realizadas em apoio à população. Segundo a Defesa Civil, entre sexta-feira e segunda-feira, foram registrados 202 mm de chuva acumulados.

Em razão do grande volume de água, os arroios Esteio e Sapucaia saíram do leito, atingindo casas na parte sul da cidade. Os municípios mais atingidos pela chuva foram o Três Marias, Jardim das Figueiras, Primavera, São José, Vila Nova, Navegantes, Esperança e São Sebastião. Os desabrigados foram levados para o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Eva Karnal Johann e para as igrejas São Sebastião e Santa Rita.

Os moradores que quiserem podem ajudar com doações de roupas, alimentos, colchões e produtos de higiene. O material recolhido deve ser entregue no prédio da prefeitura, na rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150.

<p>A travessa Uruguai, na cidade de Esteio, foi tomada pela água na manhã desta segunda-feira no bairro São Sebastião</p>
A travessa Uruguai, na cidade de Esteio, foi tomada pela água na manhã desta segunda-feira no bairro São Sebastião
Foto: Ecar Nunes / vc repórter

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas chegou a 6.930. Segundo a corporação, são 2.132 pessoas desabrigadas e 4.798 desalojadas. Uma pessoa está desaparecida e outra ficou ferida por causa da precipitação em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. A cidade mais afetada é São Sebastião do Caí, com 250 desabrigados e 758 desalojados.

Rodovias interrompidas
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, vários pontos do Estado estão com problemas em consequência da chuva. Estão bloqueadas a ERS-242 (no km 3, entre Santo Antônio da Patrulha e Taquara); ERS-124 (no km 7, em São Sebastião do Caí); a ERS-431 (nos kms 10 e 12, no acesso de Bento Gonçalves a Santa Teresa e Cotiporã); ERS-020 (no km 20, em Morungava). 

Na ERS-444 o trânsito está em meia pista devido a uma queda de barreira no km 38. Na ERS-122, entre os kms 38 e 40, há acúmulo de água na pista. Na ERS-040, no km 10 (sentido litoral-capital), há buracos na pista. 

O internauta Ecar Nunes, de Esteio (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade