vc repórter: enquete decide futuro de esculturas nuas em SP
A polêmica construção de um portal com estátuas nuas na entrada da cidade de Americana (SP), distante 125 km da capital, transformou-se em motivo de descontentamento e discórdia no município e acabou em enquete.
Até esta terça-feira, 65,6% da população acha importante ter um portal na entrada da cidade, 89,3% não aprovam a obra desenhada pelo artista plástico curitibano Luiz Gagliastri, e 53,4% querem que o portal seja modificado.
"O Portal da Discórdia, como ficou conhecida a obra, vem criando uma grande polêmica desde sua inauguração. Agora, a população pode votar para decidir seu novo destino", diz Wagner Guidi, morador de Americana.
A enquete acontece até o próximo dia 1º de dezembro, somente pela internet. Cinco computadores foram colocados em pontos estratégicos da cidade, como a Feira do Zanaga, o Terminal Rodoviário, a Feira Colina, a Feira da Cidade Jardim e o calçadão da Fernando de Camargo.
A expectativa é alcançar grande parte da população, informou o Conselho Municipal de Cultura (Comcult). Segundo a prefeitura, o problema é que o resultado das esculturas teria ficado diferente do projeto original, o que gerou descontentamento.
As duas esculturas, que representam um homem e uma mulher com as características das obras do artista colombiano Fernando Botero, custaram cerca de R$ 800 mil.
A cidade de Americana possui aproximadamente 200 mil habitantes e é conhecida pela forte produção em indústria têxtil.
O internauta Wagner Guidi, de Americana (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.