Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: containers facilitam coleta de lixo no Rio de Janeiro

28 fev 2013 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários
Caminhões automatizados farão a coleta do lixo dos containers
Caminhões automatizados farão a coleta do lixo dos containers
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro vem instalando, desde o dia 6 de novembro do ano passado, 200 containers metálicos para facilitar a coleta de lixo na cidade. De acordo com o órgão público, o sistema é um projeto-piloto e a coleta é realizada por caminhões automatizados mais eficientes e rápidos, reduzindo assim as complicações no trânsito e a poluição atmosférica resultante deste fator.

Segundo a secretaria, os containers são mais resistentes, o que garante uma vida útil entre dez a 12 anos, com maior capacidade para comportar resíduos (2,4 mil e 3,2 mil litros); melhor condição sanitária, pois são fechados, e a prova de vazamento. Além, disso, possuem um pedal para abertura suave da tampa.

Outra ação promovida pela Comlurb é a distribuição de 50 mil containers a condomínios com a mesma finalidade de aprimorar a coleta de lixo na cidade. Esses coletores são feitos com matéria prima renovável, fabricados a partir da cana-de-açúcar.

Os novos equipamentos possuem uma “pegada de carbono” muito inferior àqueles fabricados com polietileno derivado do petróleo. Os containers são numerados, para controle de sua distribuição em toda a cidade, e trazem muitas vantagens, principalmente para os garis, que terminarão sua jornada de trabalho em menos tempo.

Segundo a Comlurb, os containers contribuirão para a melhoria das condições higiênicas, estéticas e sanitárias da cidade, com tampas que evitam a atração de ratos e insetos, e impedem a entrada de água da chuva, e a consequente formação do chorume, podendo ser guardados nas áreas internas dos prédios até o momento da coleta.

Dos 50 mil containers, 35,5 mil já foram entregues aos domicílios, como prédios, lojas, casas e condomínios dos grandes corredores populacionais. “Esses recipientes estão sendo distribuídos conforme logística da Comlurb e acompanhados de um termo de responsabilidade, explicando sua funcionalidade  que deverá ser assinado pelo responsável do domicílio, que se responsabiliza, assim, pela manutenção do equipamento”, afirmou a secretaria, em nota.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade