Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: chuva alaga ruas e interdita hospital de Camboriú

9 mar 2009 - 10h26
(atualizado às 11h54)
Compartilhar

O Hospital Santa Inês, que dispõe de 130 leitos em Balneário Camboriú (SC), foi interditado na noite de ontem, devido a um desmoronamento provocado pela forte chuva que atingiu o município e alagou diversos bairros. A precipitação piorou a situação da unidade de saúde, que havia sido atingida por um deslizamento de terra em 2 de março.

Homem caminha em uma das ruas alagadas pela chuva de 127 mm que atingiu Balneário Camboriú (SC)
Homem caminha em uma das ruas alagadas pela chuva de 127 mm que atingiu Balneário Camboriú (SC)
Foto: Leandro Silva / vc repórter

Nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros deram continuidade ao trabalho de remoção da lama que ficou acumulada nos corredores. As alas atingidas estão sendo recuperadas e limpas para que o funcionamento possa ser retomado em três ou quatro dias.

Representantes da administração do hospital, da Secretaria de Saúde e dos Bombeiros, reuniram-se e organizaram um plano de emergência para atender os pacientes do hospital. As 36 pessoas que estavam internadas ontem precisaram ser transferidas para outros hospitais da região.

De acordo com o major César Nunes, do Corpo de Bombeiros, os pacientes que procurarem o hospital serão avaliados e, dependendo do caso, transferidos para Itajaí (SC). Em casos menos graves, o atendimento será feito no posto de saúde da cidade.

A prefeitura solicitou apoio ao governo do Estado para o reparo e a remoção completa de uma encosta nos fundos do hospital, processo que deve levar seis meses. Na semana passada, geólogos haviam avaliado os riscos de deslizamento da encosta que contorna o hospital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Nilson Frederico Probst, a chuva de ontem alagou ruas e avenidas e invadiu casas em número ainda não calculado. Os bairros mais atingidos foram Nova Esperança, Nações e Barra.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina informou que choveu em Balneário Camboriú 127,4 mm entre as 20h de sábado e as 20h de ontem.

Em Navegantes, no Vale do Itajaí, a chuva torrencial também provocou alagamentos, especialmente no Centro e nos bairros Nossa Senhora das Graças e Balsas. Não houve desabrigados, segundo a Defesa Civil da cidade.

Em todo o Estado, a Defesa Civil Estadual contabilizou 367 desabrigados e desalojados após as chuvas de domingo. As cidades mais atingidas foram Ponte Alta, Brusque, Camboriú, Florianópolis e Criciúma. Em Camboriú, município do qual se emancipou Balneário Camboriú, a situação é mais crítica. Devido às chuvas, 205 pessoas estão desalojadas e 40 desabrigadas. Os desabrigados estão em abrigos públicos.

Os internautas João Rodrigo de Borba, de Camboriú (SC), Luiz Guilherme Buzzi, Kathia Prox e Leandro Silva, de Balneário Camboriú (SC), R. Detoffol, de Navegantes (SC), e Vinícius Zucco, de Florianópolis (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra