PUBLICIDADE

Vale paralisa obra em barragem por "alterações" no terreno

Empresa diz que medida foi 'preventiva' e atende orientação do projetista das obras na barragem de Itabiruçu

28 jul 2019 - 13h18
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

A mineradora Vale anunciou no início da tarde deste domingo, 28, a paralisação das obras de alteamento que realizava na barragem Itabiruçu, em Itabira (MG), a pouco mais de 100 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a empresa, a medida foi "preventiva" e atende a uma orientação do projetista do empreendimento.

Em nota, a Vale afirmou que não ocorreu nenhuma mudança no nível de segurança e na estabilidade da barragem. O texto diz, ainda, que não foi realizada evacuação no local, pois os funcionários estavam de folga.

A recomendação de paralisação foi motivada pela "identificação de alterações decorrentes de assentamentos diferenciais no terreno, efeitos passíveis de acontecer durante este tipo de obra", diz o texto. "O fato foi relatado aos órgãos competentes, que já vistoriaram as obras. Estudos mais aprofundados estão sendo conduzidos e, em caso de necessidade, medidas corretivas serão tomadas."

A mineradora comunicou que a barragem é construída pelo método a jusante, "considerado o mais seguro", ressaltou. "A Vale realiza o monitoramento integral da estrutura, que teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada em 30 de março deste ano."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade