MP divulga lista de casas noturnas irregulares em Florianópolis
A tragédia ocorrida no último fim de semana em Santa Maria (RS) fez com que a cidade de Florianópolis realizasse uma série de reuniões para fiscalizar estabelecimentos locais. Nesta quarta-feira, o Ministério Público do Estado divulgou a lista de casas noturnas da capital que estariam funcionando com irregularidades.
[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia
Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria
Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte
Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS
Pela lista, 32 estabelecimentos estariam completamente irregulares e outros 16 com pendências. De acordo com o promotor Daniel Paladino, nem todas as pendências são relacionadas ao cumprimento de normas de segurança. As irregularidades também englobam falta de documentos ou recolhimento de tributos.
Entre os locais de shows com problemas há pontos frequentados por VIPs, como o P12, na badalada praia de Jurerê Internacional. A casa, que fica à beira-mar, recebeu na última semana um show de Jorge Ben Jor. No início do verão, o local foi um dos mais badalados, e chegou a ser visitado pelo craque da seleção brasileira, Neymar.
Apenas 14 estabelecimentos aparecem como regulares na lista. A divulgação de nomes trouxe algumas curiosidades, como a inclusão de boates que já foram fechadas há mais de um ano. É o caso do Latitude 27, localizado na praia Mole.
O caso da divulgação dos nomes das boates e bares gerou muita polêmica na capital catarinense. O Corpo de Bombeiros e o próprio MP haviam anunciado no início da semana que 47 de 65 estabelecimentos do gênero estavam irregulares na cidade. Entretanto, o nome dos locais com problemas não iria ser divulgado para "não criar pânico". Após grande pressão de moradores locais, principalmente através da internet, os órgãos realizaram uma reunião de emergência e decidiram rever a decisão.
A fiscalização a bares, restaurantes e boates de Florianópolis deve começar já nesta quinta-feira, de acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, César Floriano dos Santos. Ele garantiu que cinco equipes da prefeitura vão analisar os locais e que as casas noturnas que não estiverem regulares terão um prazo para se adequarem antes de serem fechadas.
![]() |
INCÊNDIO EM SANTA MARIA Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro |
Confira a lista abaixo:
Regulares
Café de La Musique
Trintão
Fields
Mix Café
Kaiskidum
Boteco da Ilha
Guacamole
Confraria do Chopp da Ilha
Maraca Som
Mood Danceteria
Pacha
Chopp do Gus
Casa Nova Show
Canto do Rio
Parcialmente regulares
Taikô
Privillege Music
El Divino
Concorde
Bokarra Club
O Portal PortoNight
Armazém Vieira
Donna
Scuna Bar
La Rouge
Confraria das Artes (Confraria Club)
John Bull Pub
Café Cultura
El Mexicano Lagoa
LIC
Santa Hora
Irregulares
P12 - Parador 12
Blues Velvet
Latitude 27
Clube doze
La Pedrera
The Black Swan
1007 Boite Chik
Noite casa de show Ana Paula Bar
Jivago Lounge
Manezinho Bar
APC Comércio de Artes Ltda (Nomuro, Mustafá, Art Chopp)
Complexo de Bares e Casas Noturnas Lagoa (Saint Patrick Pub, Cervejaria Club, Fujihara, Pastelaria Cavali)
Alameda Casa Rosa
Floripa Chopp Bar
Boteco da Lagoa Chopperia e Bar
Seu Beltrano
De raiz
Barrense Futebol Clube
San Jacques Bar e Chopperia
Guaciara
La Kasa Loca
Batuke Music Bar
Sixteen Club
El Mexicano Centro
Divã Club
Dunn African Bar
Clube 12 de Jurerê
Bar da Nina
Gaitaço Music Bar
Bandeirantes
Trevos Bar
Incêndio na Boate Kiss
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.
