PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Irmão de vítima da Kiss faz protesto na Espanha contra prefeito

André de Moura Ferreira perdeu a irmã caçula, de 18 anos, que estudava Veterinária na UFSM

18 jun 2013 - 02h14
(atualizado às 02h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Panfletos estão espalhados pela Espanha
Panfletos estão espalhados pela Espanha
Foto: André Ferreira/Arquivo Pessoal / Reprodução

A chegada do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) a Madri, na Espanha, motivou o irmão mais velho de uma das vítimas da tragédia da Kiss, André de Moura Ferreira, a fazer um protesto silencioso. Em memória de Andressa Inajá de Moura Ferreira, que era estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e morreu no incêndio aos 18 anos, André saiu do trabalho, às 4h30 deste domingo (horário local) e, com sua moto, rodou mais de 200 quilômetros para espalhar cartazes de protesto por pontos turísticos da capital espanhola.

O primeiro alvo de André era a Casa do Brasil, que já estava confirmada como ponto de visita do prefeito. O local fica ao lado do Palácio da Moncloa, em Madri, que já é alvo de manifestações politicas e de atos de vandalismo. Logo que ele começou a colocar os cartazes no chão, agentes da polícia o abordaram e recolheram o material, por dizer que “se tratava de material que fomentava violência”. Mais tarde, ele teve que dar declarações em uma delegacia, sem maiores consequências.

André voltou para sua casa e fez ainda um pequeno folheto explicando quem era Schirmer, com base em informações do inquérito da Polícia Civil sobre a tragédia. O papel foi entregue por ele às pessoas que vinham falar com o brasileiro e no metrô de Madri, bem em uma hora movimentada, quando o povo estava saindo para trabalhar. 

O rapaz vive na Espanha desde 2006, quando foi para buscar trabalho. Nos últimos anos, André assumiu a administração de uma discoteca em Madri, o que o fez ficar mais revoltado com o que aconteceu na Kiss. “Me revoltei simplesmente pelo descaso profissional oferecido pelos proprietários da kiss em relação à segurança de seus clientes. Simplesmente pensaram em ganhar e nada em investir. Como os relatos que confirmam que um dos donos retirava os extintores da discoteca pela “estética”.

Os cartazes e os panfletos foram motivados pela revolta de André. “Minha discoteca é maior que a Kiss. Tem dois andares. A lei aqui me obriga a ter duas saídas de emergência, luzes de emergência, pelo menos quatro extintores por andar e mangueira de bombeiros dentro da discoteca. Pede formação e licença aos seguranças para lidar e organizar os clientes em qualquer situação”, explica André.

O santa-rosense ainda fala que a discoteca recebe inspeções praticamente semanais da fiscalização, independentemente do fato de o alvará estar em ordem ou não. “Se alvará não está ok, o estabelecimento já é fechado”, revela André. 

A realidade da Espanha em contraste com o que aconteceu na Kiss não permitiu que André ficasse calado em uma visita ao prefeito de Santa Maria ao seu país. “Sigo muito revoltado, com sede de justiça e sem muita preocupação com minha integridade física. Meus pais perderam seu 'nenê', seu porto seguro, e eu, uma irmã adorável, que era ótima estudante e para quem eu havia prometido trazer para cá, estudar e fazer carreira. Me matou por dentro”, conclui André.

André não conseguiu chegar a tempo do enterro da irmã, em Santa Rosa (RS), pois, quando tudo aconteceu, era véspera de Carnaval e todos os voos da Europa para o Brasil estavam lotados ou com o preço inflacionado. Ele chegou na semana seguinte ao enterro. “Fui simplesmente com o objetivo de tentar ser mais forte que os demais para ser o apoio de meus pais, que, naquele momento, estavam destroçados”, comentou André.

Ele ficou pouco mais de duas semanas no Brasil e chegou a acompanhar o pai para recolher os pertences de Andressa no apartamento em que ela morava em Santa Maria e foi à primeira reunião da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

No final, André tem um sentimento que é um misto de dor e revolta: “minha irmã havia completado 18 anos no dia 5 de dezembro de 2012. Nunca havia estado longe de meus pais. Estava ansiosa por começar a estudar em Santa Maria. Nunca foi de festas. Fez sua parte como amiga que sempre era, ao confirmar sua presença na festa de seu curso de Veterinária. Era uma menina linda, que tinha uma mentalidade muito madura para a beleza, já que muitas vezes a intelectualidade se perde pelo fácil acesso que a beleza fisica nos oferece".

"Ela somente queria estudar... Adorava os animais como eu, sempre fomos muito parecidos. Agora, resta o vazio e a tentativa de arrancar forças de onde for para ser o apoio de meus pais, mesmo estando tão longe”, completa André, que tem a intenção de organizar um passeio em moto com amigos e divulgar o caso Kiss em Portugal, na França, na Itália e na Holanda. 

O prefeito Cezar Schirmer viajou à Europa para participar do Encontro Mundial de Prefeitos, que ocorreu em Bilbao, na Espanha, no último fim de semana. Ele teve uma passagem rápida por Lisboa, em Portugal, antes do evento. Desde esta segunda-feira, ele faz visitas a instituições de ensino de hotelaria e gastronomia, acompanhado por empresários de Santa Maria e Caxias do Sul. O retorno ao Brasil está previsto para quarta-feira, dia 19. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade