PUBLICIDADE

Cidades

Vendaval derruba torres e deixa 100 mil sem luz em Campinas

6 jun 2016 - 07h59
Compartilhar
Exibir comentários
Estragos causados pelas fortes chuvas no Galleria Shopping em Campinas
Estragos causados pelas fortes chuvas no Galleria Shopping em Campinas
Foto: Wagner Souza/Futura Press

Um temporal com raios, trovões, queda de granizo e uma forte ventania, na madrugada de domingo (5) causou vários transtornos aos moradores de Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, árvores foram arrancadas, danificando a distribuição de energia e provocando alagamentos e enxurradas. Uma árvore caiu sobre um carro e causou ferimentos leves no motorista e no passageiro.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que houve a queda de cinco torres de transmissão de energia e o consequente desligamento automático de linhas da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional. A normalização completa só deve ocorrer na próxima terça-feira (7).

Casas desabam na rua Pasquale Galupi, em Paraisópolis, na zona xul de São Paulo
Casas desabam na rua Pasquale Galupi, em Paraisópolis, na zona xul de São Paulo
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), todas as equipes da distribuidora de energia tiveram de ser mobilizadas. Até a tarde dessa segunda-feira, ainda não tinha sido possível restabelecer completamente o fornecimento de luz. Entre os bairros afetados estão São Quirino, Taquaral, Novas Campinas e a região próxima do Galleria Shopping.

A concessionária de energia informou que a força do vento foi tão grande que derrubou árvores, destelhou casas e estabelecimentos comerciais. A rede elétrica foi danificada com a derrubada de postes e o rompimento de cabos e fios. Segundo a companhia, 100 mil clientes chegaram a sofrer a falta de energia. Desses, 17 mil permaneciam sem o fornecimento, às 14h do domingo.

Nos últimos dias, o Estado de São Paulo vem sofrendo com fortes chuvas. Na manhã de domingo, 13 moradias desabaram na favela Paraisópolis, na capital paulista, deixando dois feridos em estado leve. Também houve incidentes em municípios da Grande São Paulo e deslizamentos de terra no interior do estado.

Vendaval destrói mais de 30 casas durante forte chuva que atingiu Atibaia (SP) na noite de domingo
Vendaval destrói mais de 30 casas durante forte chuva que atingiu Atibaia (SP) na noite de domingo
Foto: Edu Silva/Futura Press

Energia elétrica

Segundo o ONS, as linhas de transmissão (LTs) afetadas são a Santo Ângelo/Replan, de 440 kV, da Cia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), Santo Ângelo/Mogi Mirim, de 440 kV, também da Cteep, e a Campinas/Itatiba, de 500 kV, de Furnas.

Outra linha de transmissão de Furnas, a Campinas/Guarulhos, de 345 kV, foi também desligada pela atuação do sistema de proteção, face à queda dos cabos da LT Campinas/Itatiba sobre essa linha.

De acordo com o ONS, com as medidas adotadas pelo operador, em conjunto com os respectivos agentes, não houve perda de carga de consumidores, que continuaram sendo supridos pelos demais equipamentos em operação. No entanto, houve desligamentos localizados no sistema de distribuição da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), devido à perdas de linhas de transmissão dessa empresa.

Na nota, o ONS considera o fato de o evento ter ocorrido em um fim de semana, quando a demanda de energia elétrica é inferior ao de um dia normal de trabalho. O ONS frisa, no entanto, que está estudando as medidas operativas adicionais que serão necessárias, “de forma a garantir as condições de segurança e confiabilidade no suprimento da região de Campinas e da cidade de São Paulo, até que sejam restabelecidos os equipamentos afetados”.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade