PUBLICIDADE

SP tem percentual de isolamento de 48% e fica longe de meta

Em todo o Estado, índice é de 47%. Números continuam abaixo do ideal. Meta do governo é de pelo menos 60% de adesão ao isolamento.

16 mai 2020 - 14h57
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Fábio Vieira/Fotorua / Estadão

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 47% na última sexta-feira,15. Neste sábado, 16, na cidade de São Paulo, o isolamento apresentado até o início da tarde foi de 48%.

O Estado de São Paulo vem tendo taxas abaixo dos 50% (na última quinta-feira, 14, por exemplo, chegou a 49%). A meta do governo é 60% e o número ideal é 70%, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde. Mas poucos municípios atingem a meta.

Na capital paulista, também diante dos baixos índices de isolamento, o prefeito Bruno Covas (PSDB), determinou um rodízio que prevê restrição maior de circulação na cidade. Com a medida, a prefeitura quer tirar 50% dos carros das ruas. Carros com placas final par só podem circular em dias pares. E carros com placas final ímpar, em dias ímpares.

A Prefeitura de São Paulo divulgou na última sexta-feira, 15, ter cadastrado 241.131 placas de veículos isentos das obrigações do novo rodízio. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), 71.678 placas cadastradas são de profissionais da área de saúde, enquanto as demais são de outras categorias contempladas, como de trabalhadores dos setores de limpeza urbana, pessoas em tratamento para doenças graves e gestantes, dentre outras.

Bloqueio total

A adoção de um bloqueio total, que vete qualquer deslocamento que não seja essencial, não está na lista de opções da grande maioria das prefeituras da Grande São Paulo para combater a pandemia do novo coronavírus. Após o prefeito Bruno Covas (PSDB) declarar que não descarta adotar o chamado "lockdown", o Estado procurou os demais municípios da região metropolitana, dos quais apenas um se mostrou favorável (Rio Grande da Serra), enquanto outros 32 são contrários e cinco não responderam.

Para a maioria das prefeituras ouvidas pela reportagem, a possibilidade de bloqueio total deve ser considerada se a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegar mais perto do limite. O índice é de 85,5% na rede estadual da região, mas a chega a 89,9% nos hospitais municipais da capital.

Monitor do Isolamento.

O jornal o Estado de S.Paulo tem divulgado um monitor de isolamento, feito com base em dados da Inloco, empresa de tecnologia que fornece dados de inteligência a partir de localização. Os dados mostram que o índice de isolamento está em 43.4%, enquanto especialistas falam da necessidade de isolamento próximo aos 70%. 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade