PUBLICIDADE

SP: sem-teto tentam invadir secretaria em protesto por terreno

16 set 2013 - 20h49
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Por volta das 10h30, enquanto uma comissão de 10 integrantes estava reunida com os representantes das secretarias, um pequeno grupo tentou ocupar o prédio e houve um princípio de tumulto
Por volta das 10h30, enquanto uma comissão de 10 integrantes estava reunida com os representantes das secretarias, um pequeno grupo tentou ocupar o prédio e houve um princípio de tumulto
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento Ocupação Faixa de Gaza, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), protestaram em frente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, na região central da capital paulista, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por volta das 10h30, enquanto uma comissão de 10 integrantes estava reunida com os representantes das secretarias, um pequeno grupo tentou ocupar o prédio e houve um princípio de tumulto. Os guardas civis metropolitanos usaram spray de pimenta para controlar a situação.

Após reunião com os secretários adjuntos de Habitação, José Marco Antonio Biasi, e de Desenvolvimento Urbano, Tereza Beatriz Ribeiro Herling, os manifestantes informaram que deve ser enviada à Câmara Municipal uma minuta para que o terreno que ocupam possa ser incluído no Plano Diretor do Município de São Paulo como Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

"Hoje viemos até a secretaria para pedir que a área que ocupamos (na rua Silveira Sampaio, próximo à favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista) que é uma área Z1, que é destinada à moradia de alto padrão, seja elencada no Plano Diretor como Zeis", disse Jussara Basso dos Santos, integrante do MTST, em entrevista à Agência Brasil. "O zoneamento que hoje existe não permite a construção de moradia popular", explicou. Atualmente, a área é considerada estritamente residencial, o que impede a construção de habitação de interesse social.

"Pedimos (aos secretários adjuntos) que elencassem nessa minuta que vai ser enviada à Câmara (esta semana) a área (ocupada pelas famílias) como Zeis. Conseguimos vitória nesse ponto. A área foi incluída como Zeis e vamos esperar a apreciação pela Câmara de Vereadores", acrescentou. Segundo ela, terça-feira é o último dia para que as mudanças de zoneamento sejam incluídas no Plano Diretor.

Em nota, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano disseram que "foi informado aos movimentos que a área pleiteada já estava parcialmente contemplada, fruto do processo participativo regular, com parte ainda em estudo, bem como foram feitos diversos esclarecimentos sobre a política habitacional', porém sem detalhar quais medidas serão tomadas.

Na nota, as duas secretarias informaram que o MTST protocolou, na noite da última sexta-feira (13), documento solicitando a demarcação da área ocupada como Zeis. No entanto, "não foi realizado nenhum contato telefônico ou por e-mail com nenhum membro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano ou da Secretaria Municipal de Habitação solicitando reunião com a equipe das secretarias".

A nota informa ainda que cerca de 100 pessoas ocuparam o saguão do Martinelli (onde está localizada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano), na manhã de hoje, para obter resposta à carta protocolada na última sexta. Após a formação de uma comissão, recebida pelos secretários adjuntos, o prédio foi desocupado.

A Agência Brasileira da Inovação (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a dona do terreno onde cerca de 800 famílias ocupam desde o dia 23 de agosto. As famílias reivindicam que a área seja utilizada para habitação de interesse social pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade