SP: prefeitura e governo anunciam construção de piscinão contra enchente
Obra deve ocorrer na av. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), anunciaram nesta segunda-feira, após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, uma parceria para a construção de um piscinão (sistema de drenagem hídrica) na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na região da Vila Prudente (zona sudeste), uma das áreas mais afetadas por enchentes durante a temporada de chuvas na cidade. Pelo acordo, a prefeitura cede o terreno e o governo do Estado fica responsável pela construção da obra, que ainda precisa ser licitada antes do seu início.
De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Julio Semeghini, a construção do piscinão leva em torno de um ano, mas o reservatório não deve ficar pronto para o próximo verão, quando ocorre o maior volume de chuvas em São Paulo, pois o processo licitatório é um pouco mais demorado e ainda precisa ser aberto. O custo estimado da construção também é uma incógnita ainda, já que o governo precisa avaliar se realizará um piscinão coberto, o que eleva as despesas em cerca de 40%, mas garante o aproveitamento da superfície da área para outras finalidades - no local, funciona um complexo esportivo, que o governo espera conseguir manter.
"Ele melhora (a situação das enchentes na Vila Prudente). A gente sabe que um piscinão naquela região não vai resolver completamente o problema, mas ajuda muito. (...) Em grande parte das chuvas, um piscinão poderia ter evitado a inundação", disse Semeghini após o encontro, que reuniu ainda outros secretários de governo e da prefeitura.
Além desta obra, cujo endereço exato ainda não foi divulgado, o governo informou que há outros oito piscinões em construção na Grande São Paulo, e mais sete devem ser iniciados em breve. Já de acordo com a prefeitura, a cidade de São Paulo conta atualmente com 20 piscinões, responsáveis por armazenar mais de 5 milhões de metros cúbicos de água - trata-se de uma das principais ferramentas do poder público contra inundações na área urbana.
"Alinhamento"
Durante a reunião, também foi discutido o que precisa ser feito para que a São Paulo possa receber a Expo 2020, um dos maiores eventos internacionais do mundo, o qual a capital paulista se candidatou para ser sede. Em rápida entrevista aos jornalistas, Haddad e Alckmin destacaram estar "alinhados" para tirar do papel a construção do complexo de eventos de Pirituba - conhecido como Piritubão -, e ressaltaram ter ainda o apoio do governo federal. Também discutiram os preparativos da cidade para receber a Copa do Mundo de 2014.
Desde que assumiu a prefeitura, Fernando Haddad já se reuniu ao menos seis vezes com o governador, a quem elogiou publicamente hoje.
"A cada 15 dias temos nos reunido e anunciado parcerias. Não está faltando parceria com o governo do Estado, pelo contrário, o governo tem sido muito acolhedor", afirmou Haddad, ao lado de Alckmin.