PUBLICIDADE

SP: MST e estudantes ocupam prefeitura de Bauru durante greve

11 jul 2013 - 13h15
(atualizado em 24/7/2013 às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cerca de 100 pessoas, sendo algumas do MST, ocuparam a prefeitura de Bauru, no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira</p>
Cerca de 100 pessoas, sendo algumas do MST, ocuparam a prefeitura de Bauru, no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira
Foto: Movimento Bauru Acordou / Divulgação

Cerca de 100 pessoas ocuparam a prefeitura de Bauru, no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira. Entre outras reivindicações, como redução da tarifa do transporte coletivo, o movimento também atende ao chamado de greve geral feito pelas centrais sindicais de todo o País.  

A manifestação conta com integrantes do grupo Bauru Acordou, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), além de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). De acordo com a assessoria da prefeitura, o atendimento ao público foi interrompido, mas os servidores não foram impedidos de entrar para trabalhar. A Polícia Militar está no local acompanhando a ação dos manifestantes.

Assim que chegou de uma viagem à capital paulista, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) se reuniu com os manifestantes no final da manhã. Em seguida, subiu para o gabinete no Palácio das Cerejeiras para analisar o que foi proposto e pedido.

A imprensa foi proibida de entrar no prédio. Apenas os funcionários podem entrar e sair. Parte dos servidores foi dispensada. Muitos manifestantes levaram colchonetes, colchões e até marmitas. À tarde, está programado um novo ato na praça Rui Barbosa, região central da cidade, a partir das 17h. De lá, devem seguir em passeata, mas o destino final ainda não foi decidido. 

Entre as bandeiras do movimento na greve está a exigência de municipalização do transporte público na cidade, redução imediata da tarifa e passe livre para estudantes, professores e idosos.

No dia 28 de junho, o prefeito se reuniu com integrantes do grupo em frente da prefeitura e ouviu, durante três horas, as reivindicações do movimento. Na ocasião, ele anunciou a redução em 50% da tarifa do transporte coletivo para estudantes, entre outras medidas, que não agradaram aos manifestantes. Outra exigência é que a Câmara de Vereadores instaure uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as tarifas do transporte coletivo na cidade. 

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade