Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades

Publicidade

SP amanhece com chuva e pode ter temporais nesta quarta-feira; veja a previsão

Nos próximos dias, todo o Estado deve ter fortes instabilidades; no litoral, os acumulados podem chegar a 70 milímetros

9 set 2026 - 07h50
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Sob alerta para temporais a partir desta quarta-feira, o Estado de São Paulo deve registrar chuvas intensas até domingo, causadas pela atuação de uma frente fria e um ciclone. Na capital e em diversas regiões paulistas, o acumulado pode atingir 200 milímetros, superando a média esperada para todo o mês de setembro. Diante dos riscos de fortes rajadas de vento, granizo, alagamentos e deslizamentos de terra, a Defesa Civil e o Inmet orientam a população a redobrar os cuidados.

Após amanhecer chuvosa nesta quarta-feira, 9, a capital paulista pode registrar chuva volumosa e tempestades ao longo do dia.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), as instabilidades ganham força no decorrer do dia, com risco de chuva moderada a forte no período da tarde. Por causa do tempo instável, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 23ºC.

Nos próximos dias, todo o Estado de São Paulo deve ter fortes instabilidades.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, entre esta quarta-feira e domingo, 13, uma combinação de fatores, como a intensificação de áreas de baixa pressão e a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre a Região Sul, aumenta o risco de chuva forte.

A capital paulista pode registrar chuva volumosa e tempestades ao longo do dia.
A capital paulista pode registrar chuva volumosa e tempestades ao longo do dia.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 23/06/2026 / Estadão

No centro-sul e no leste do Estado, o volume de chuva pode variar de 100 a 200 milímetros. De acordo com a Climatempo, isso representa mais do que a média de chuva normal para todo o mês de setembro em várias regiões, incluindo a capital.

A empresa informou que cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referentes ao período de 1991 a 2020, mostram que, na maioria das áreas do Estado, a média de precipitação para setembro varia de 60 a 100 milímetros. Nas áreas próximas ao Paraná, a média varia de 100 a 140 milímetros.

Na capital, a média de precipitação para setembro é de 83 milímetros. A previsão da Climatempo é de que, até domingo, a cidade registre de 150 a 175 milímetros. Isso significa que, em cinco dias, pode chover quase o dobro da média normal de chuva para o mês.

A cidade também está na área de alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade do Inmet. O aviso estará ativo entre às 9h03 e às 23h59 desta quarta-feira, com risco potencial de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo.

Ao todo, 15 áreas do Estado estão sob alerta amarelo, incluindo a região metropolitana, o litoral sul e o Vale do Paraíba.

Litoral paulista

A Defesa Civil do Estado informou que a Baixada Santista e o litoral norte estão sob alerta para acumulados de até 70 milímetros e rajadas de vento de aproximadamente 40 a 65 km/h.

Recomendações do órgão estadual:

  • As pessoas devem evitar áreas alagadas e não tentar atravessar vias com água acumulada, mesmo que o nível pareça baixo;
  • Em caso de ventos fortes, devem manter distância de árvores, postes e estruturas metálicas;
  • Em áreas de encosta, devem ficar atentas a sinais de deslizamento e, diante de qualquer alteração, devem procurar um local seguro;
  • E, durante as chuvas intensas, os motoristas devem reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos.
Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra