Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC: onda de calor quebra recordes; temporais devem marcar fim de semana

3 jan 2014 - 14h35
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Desde 2000, Florianópolis não registrava uma madrugada e amanhecer tão quente: nesta sexta-feira foi registrado 27°C entre às 5h e 6h
Desde 2000, Florianópolis não registrava uma madrugada e amanhecer tão quente: nesta sexta-feira foi registrado 27°C entre às 5h e 6h
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

A onda de calor que atua em Santa Catarina há mais de uma semana trouxe quebra de recordes nesta sexta-feira. Estações meteorológicas registraram as temperaturas mínimas mais elevadas em 13 anos na capital catarinense.  

Desde 2000, Florianópolis não registrava uma madrugada e amanhecer tão quente: nesta sexta-feira foi registrado 27°C entre às 5h e 6h. 

O calorão irá dar uma trégua neste final de semana. Por outro lado, segundo o Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram) fortes temporais poderão atingir o sul do País.

A sexta-feira amanheceu com tempo abafado e nublado. Mesmo assim, muitos banhistas aproveitaram o dia no conhecido “point do Riozinho”, na praia do Campeche. A chegada do vento sul e de nuvens mais carregadas no início da tarde não afastou os turistas. 

Um grupo de amigos de Campo Grande aproveitava a praia após passar três dias viajando. Camilo  Anísio Villar, 28 anos, contou que iria se hospedar nas praias do norte de Florianópolis, mas mudou de ideia quando foi informado dos problemas de falta de água e energia elétrica. 

“Por sorte a gente deixou para alugar alguma coisa na hora. Chegamos em Ingleses e fomos informados da falta de água”, disse. “Encontramos um apartamento no Canto da Lagoa. Esse calor não assusta, Campo Grande é bem pior e não tem praia para refrescar.”

O Ciram emitiu um alerta de que a passagem de uma frente fria pode provocar nebulosidade e temporais entre sexta-feira e domingo. O acumulado de chuva pode atingir níveis elevados no litoral sul e na região metropolitana de Florianópolis. 

“A chuva prevista para os próximos dias deve totalizar acumulados localizados que podem superar 150mm no litoral, especialmente entre sexta e manhã de sábado. O acumulado pode chegar a 170mm. A chuva forte e o volume significativo em pouco tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos”, informou a meteorologista Marilene de Lima.

Devido ao alerta, Defesa Civil e Capitania dos Portos estarão em plantão durante o final de semana.

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade