SC: após chuva, lama em rio deixa 100 mil sem água em Blumenau
Pelo menos um terço da população de Blumenau (SC), cerca de 100 mil habitantes, está sem água tratada desde segunda-feira devido à elevada quantidade de lama trazida pela chuva no rio Itajaí-Açu, que abastece a cidade. Segundo a prefeitura, o nível de turbidez da água - que mede a quantidade de resíduos - chegou a 9 mil na segunda-feira, quando mais de 200 mil estavam sem água. O indicador normal para garantir o tratamento da água é de 1 mil.
Nesta quarta-feira a situação era um pouco melhor. Por volta das 12h, a última medição indicava 1.700 unidades de turbidez. Porém, segundo a prefeitura, a situação só será normalizada quando os indicadores estiveram abaixo de 1 mil, garantindo assim o tratamento ideal da água.
A prefeitura disse ainda que a estação de tratamento de água, parada desde segunda-feira, voltou a operar com metade da capacidade ontem, mas a situação continua crítica. A previsão é que o abastecimento só seja normalizado no final de semana.
Apesar do problema no abastecimento de água, a cidade não foi atingida com alagamentos após as fortes chuvas do último final de semana. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 60 municípios estão em situação de emergência e um em calamidade pública por causa dos estragos.