Sargento da Rota é baleado durante ação em Paraisópolis
Segundo a SSP, polícia foi recebida com tiros na noite desta quinta, 10, após protesto na comunidade por conta da morte de um morador durante operação
Um sargento da Rota foi baleado na noite desta quinta-feira, 10, durante uma ação em Paraisópolis, na zona sul da capital. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele foi socorrido ao Hospital Albert Einstein. A PM afirma que ele está consciente e estável.
Ainda de acordo com a SSP, por volta das 20h, após um protesto iniciado por moradores, policiais militares foram recebidos a tiros em um ponto da comunidade. Além do policial, um suspeito de 29 anos foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
As Polícias Civil e Militar apuram duas ocorrências registradas em Paraisópolis. Os conflitos começaram à tarde, quando os policiais foram acionados para uma denúncia de homens armados em um ponto de venda de drogas.
Ao chegarem ao local, três suspeitos fugiram em direção a uma casa. Um deles morreu baleado e dois foram presos. Foram apreendidas armas de fogo, munições, entorpecentes e anotações do tráfico.
As ações são investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio de inquérito policial.
A Polícia Militar também instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de todas as ocorrências. As imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais estão sendo analisadas, e diligências seguem em andamento para o completo esclarecimento das circunstâncias dos fatos.
Imagens que circulam na internet mostram vários focos de incêndio nas ruas do entorno de Paraisópolis, moradores correndo pelas ruas e homens armados com pedaços de madeira. Carros foram virados em meio aos protestos. Alguns automóveis que passavam pelo local também foram apedrejados e motoristas, agredidos.
A Tropa de Choque da Polícia Militar foi deslocada para Paraisópolis e a comunidade foi cercada. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram mobilizadas.
O protesto começou depois que a Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira uma operação em Paraisópolis, após averiguação de denúncia sobre a presença de armamento pesado no local. Durante a ação, houve confronto com criminosos. Três indivíduos foram presos, um morreu no local e não há policiais feridos até o momento.
Ainda segundo a PM, foram apreendidos 2 pistolas, 1 revólver, 7 carregadores de pistola, sendo 2 com prolongadores. Também foram apreendidos drogas, dinheiro e celulares.