São Paulo terá abrigos de ônibus futuristas em 2013
A Prefeitura de São Paulo anunciou esta semana as empresas vencedoras que vão colocar nas ruas da cidade, já no início de 2013, novos modelos de abrigos de ônibus, totens e relógios digitais. O consórcio "Pra São Paulo", 100% nacional, formado pelas empresas Odebrecht, Kalítera e Rádio e Televisão Bandeirantes, será responsável pelos abrigos.
A licitação foi uma das maiores do gênero no mundo, contemplando 6.500 abrigos, 14 mil totens e mil relógios. "Fizemos abrigos inteligentes, adicionando tecnologia e comunicação instantânea com os ônibus e com a cidade, elevando a experiência dos passageiros para um novo patamar", afirma o designer carioca Guto Indio da Costa, que concebeu os espaços. "Nossa proposta contemplou quatro modelos, pois entendemos que São Paulo é grande e heterogênea demais para uma solução única. O resultado é contemporâneo, inovador, um qualificador do espaço urbano e de seu entorno", avalia.
Por 25 anos de concessão, a Prefeitura vai receber R$ 167 milhões pela exploração dos abrigos e mais R$ 300 milhões na instalação do novo mobiliário.
Entre as obras criadas pela equipe do designer está o Rio Cidade, responsável pela troca de postes, cabines telefônicas, abrigos de ônibus e fradinhos em forma de bola no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Os quiosques da Orla de Copacabana também são de sua autoria.