PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sabesp e Guarulhos chegam a acordo sobre abastecimento

Companhia informou em fato relevante concretização de acordo, que ainda depende de aval da Câmara Municipal da cidade

21 set 2018 - 00h50
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta quinta-feira, 20, em comunicado de fato relevante, que chegou a um acordo com a prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, e com o Estado para assumir a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgoto da cidade, exceto o que já está abarcado por um contrato de parceria público-privada de esgotamento sanitário celebrado anteriormente pelo município.

O convênio ainda depende da aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal nesse sentido e que deverá ser enviado pela prefeitura em até 20 dias.

Sabesp cuidará do abastecimento de água em Guarulhos, caso haja aprovação da Câmara Municipal
Sabesp cuidará do abastecimento de água em Guarulhos, caso haja aprovação da Câmara Municipal
Foto: Agência Brasil

No comunicado, a Sabesp diz que com a lei aprovada haverá investimentos de aproximadamente R$ 1,7 bilhão durante o período do contrato nos sistemas do município e metropolitanos para atender a demanda da cidade. Haverão ainda "investimentos complementares" a serem realizados pela prefeitura.

O acordo suspenderá o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 3,2 bilhões que o município possui com a Sabesp, que passará a ser abatido proporcionalmente até o final do prazo do contrato de prestação dos serviços.

O acordo encaminha o encerramento de uma disputa entre a companhia e a prefeitura que já se estendia há alguns anos. Em 2015, a Sabesp havia acionado a Justiça para receber pagamentos devidos pela cidade, que é uma das únicas da Grande São Paulo a comprar água no atacado da Sabesp e fazer a distribuição à população por autarquia própria de saneamento.

Veja também

Top Político: Bolsonaro ganha votos no Ceará com discurso de liberação do porte de armas:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade