Sabesp alerta para risco de que represa extravase em Atibaia
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou à prefeitura de Atibaia na noite de segunda-feira que a situação das enchentes que atingem a cidade pode se agravar nesta semana. O volume de água da represa de Nazaré está prestes a chegar na "tulipa", um compartimento de segurança que serve para extravasar o excesso. Isso significa que há riscos da água do rio Atibaia subir ainda mais, inclusive chegar a bairros que ainda não foram atingidos.
A Defesa Civil trabalha hoje para avisar a população sobre os riscos. Não é possível prever onde a água pode chegar em uma enchente de maiores proporções. Se a água da represa atingir a tulipa, a Sabesp não terá mais o controle da vazão e não poderá medir os possíveis impactos do avanço da água nas cidades envolvidas.
Até esta terça-feira, foram registrados alagamentos no Parque das Nações, Caetetuba, Jardim Kanimar, 3º Centenário, Ponte, CTB, Jardim Sueli, Vila Mira, Estoril e Parque Real.
Nestes locais, o risco da enchente se agravar é grande. No entanto, outros bairros próximos à região de várzea podem ser atingidos, caso as chuvas continuem e a represa despeje um volume ainda maior no rio Atibaia. Até hoje, foram 800 famílias atingidas pela chuva, sendo que 40 estão desalojadas, 65 desabrigadas e 36 deslocadas - que mudaram de bairro.